Escola Leoncio
Escola Leoncio
Escola Leoncio

A Prefeitura de Guaraí anunciou nesta terça-feira, 17 de novembro, que não realizará festa oficial de réveillon e que pretende utilizar os recursos financeiros para reformar as Escolas Municipais Leôncio de Sousa Miranda, no Setor Pestana, e Luís de Camões, que fica no Setor Querência.

Juntas as duas instituições de ensino atendem 526 alunos do Ensino Fundamental, e foram reformadas pela última vez ainda em 2005.

As obras das escolas custarão R$ 80 mil e serão executadas em janeiro de 2016, para que já no início do ano letivo, em fevereiro, estejam em condições de receberem os alunos e profissionais da educação. Serão realizados serviços de pintura, manutenção elétrica e hidráulica, reparos nos telhados e banheiro, e substituição de estruturas desgastadas. A Escola Luís de Camões também receberá obras para melhorar a acessibilidade de pessoas com necessidades especiais.

Escola Luís Camões
Escola Luís Camões

O prefeito Francisco Júlio lembrou que o atual momento econômico brasileiro tem prejudicado consideravelmente os pequenos municípios, que sofrem com a diminuição nos repasses federais e estaduais. Ele lembrou que as duas escolas estavam na lista do Ministério da Educação para receberem recursos financeiros para reformas, porém com os cortes no orçamento federal, não foram contempladas.

“Diante da crise econômica, muitos recursos financeiros foram cortados em várias áreas, e a educação foi uma das que mais sentiram a diminuição dos recursos. Como recebemos um número grande de alunos em 2015 e a partir de 2016 teremos a obrigação de atender todas as crianças a partir de 4 anos, vamos investir na infraestrutura das Escolas Leôncio de Sousa Miranda e Luís de Camões, que estão bastante danificadas. Por isso, estamos deixando de realizar um evento cultural para investir na educação”, explicou o prefeito.

Números da educação

O município de Guaraí conta atualmente com nove unidades de ensino municipais, sendo seis na cidade e três na zona rural. Em 2015 elas estão atendendo 2.109 alunos do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, com idades entre 1 ano e meio a 10 anos. Já no ano passado foram atendidos 1.812 estudantes.

A atual gestão também já reformou as Escolas Municipais Professora Maria do Socorro Coelho Silva e JK, e o Centro Educacional Aquarela.

Decoração natalina

A administração municipal ainda anunciou que neste ano será realizada a decoração natalina nas praças da cidade. Serão reutilizados enfeites e demais materiais utilizados em 2014, além de adereços feitos com materiais recicláveis.

A previsão é que a decoração seja entregue no início de dezembro.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorChapa OAB Para Todos percorre cidades do Tocantins e recebe novos apoios
Próximo artigoMotociclista morre após se chocar com caminhão em Araguaína