Walter Ohufugi
Walter Ohufugi
Walter Ohufugi

Chapa de oposição nas eleições da OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins), a OAB Protagonista protocolou, nesta quinta-feira, 19 de novembro, representação eleitoral contra a chapa adversária, encabeçada por Gedeon Pitaluga.

Na representação, a OAB Protagonista, encabeçada por Walter Ohofugi, destaca que os adversários, dolosamente, divulgaram oficialmente pela internet vídeo de propaganda eleitoral com informações inverídicas, indicando a falsa afirmação que a chapa de Gedeon seria a única a estar na disputa. Além da suspensão imediata da divulgação do vídeo e possível aplicação de multa à chapa de Gedeon, a OAB Protagonista pede que todos os sites noticiosos que reproduziram o conteúdo falso sejam oficiados pela OAB para complementar a informação e que a própria instituição publique em seu site institucional nota informativa detalhando a situação.

“Conforme se denota do vídeo gravado que se encontra em divulgação na rede mundial de computadores, bem como nas redes sociais, que se encontra em anexo como prova, o candidato da Representada vem praticando condutas incompatíveis com a igualdade proclamada na Constituição e na Legislação que regulamenta a matéria”, ressalta o texto da representação.

No vídeo, o presidente da Assessoria Jurídica da chapa de Gedeon, Márcio Gonçalves, afirma que a Comissão Eleitoral indeferiu o registro da OAB Protagonista e que a sua chapa é a única apta a disputar as eleições atualmente.

Entretanto, no texto da representação, os advogados eleitorais da OAB Protaginista Leandro Finelli e Jander Rodrigues foram claros ao refutar as declarações improcedentes de Gonçalves: “O fato propagado não procede, haja vista que da decisão restou evidente o indeferimento de membro individual da Chapa e, no mesmo ato por ser determinação legal, a comissão eleitoral concedeu prazo conforme previsão no Provimento (§5º do art. 8º do Provimento 146/2011) para a substituição dos candidatos impugnados.”

Para a OAB Protagonista, a utilização de propaganda negativa com notícias não verdadeiras desequilibra a eleição, já que pode levar muitos advogados a acreditar na mensagem replicada pelos apoiadores de Gedeon.

“O que tenta o membro do jurídico dos Representados foge aos padrões impostos pela legislação, posto que, os fatos apresentados são inverídicos e afrontam o entendimento esposado pela própria Comissão Eleitoral quando do julgamento das impugnações individuais”, frisa trecho da representação.

Ohofugi

O candidato Walter Ohofugi voltou a lamentar a insistência dos adversários com divulgações inverídicas. Ele pediu para que todos os advogados, inclusive os que apoiam Gedeon, tenham o cuidado de não macular a campanha com mentiras, pois a sociedade está observado atentamente o processo eleitoral.

“Temos uma campanha limpa e propositiva. Estamos na reta final e é natural que os ânimos fiquem exaltados, mas precisamos preservar a imagem dos advogados e Ordem”, destacou Ohofugi.

Para o candidato, ataques com mentiras igualam a instituição às velhas práticas da política partidária, que estão sendo por demais rejeitadas pela sociedade.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAtaídes Oliveira crítica Lewandowski por ter chamado CPIs de “amadoras”
Próximo artigoUnirG divulga a concorrência do vestibular 2016/1