Teve início no dia 1º de novembro, nos municípios de Porto Nacional, Brejinho de Nazaré, Ponte Alta do Tocantins, Monte do Carmo, Colinas do Tocantins, Bandeirantes e Palmeirante, a vacinação obrigatória contra raiva dos herbívoros (bovídeos, equídeos, ovinos e caprinos) independente da idade. A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) emitiu a Portaria nº 444, de 02 de outubro de 2015, exigindo a imunização dos animais após a constatação de incidência de focos da doença nestas regiões.

O presidente da Adapec, Humberto Camelo, destacou a importância da imunização dos animais como forma de evitar que a doença se propague. “A vacinação contra a raiva é o meio mais seguro de controle da zoonose, por isso, conclamamos os produtores rurais destes municípios para que vacine todos os animais herbívoros e evite prejuízos econômicos,” disse Humberto.

O responsável técnico do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros (PECRH), José Emerson Cavalcante, disse que os produtores rurais devem adquirir a vacina nas lojas agropecuárias e, após efetuar a vacinação, comprovar a mesma junto à Adapec.

José Emerson lembra que os cuidados com a vacina são os mesmos da aftosa, mantendo-a conservada numa temperatura entre 2º e 8º graus em caixas de isopor com gelo. A vacinação deve ocorrer preferencialmente em horários mais frios, devendo ser repetida em 30 dias, para os animais vacinados pela primeira vez contra a raiva.

Monitoramento de abrigos e captura de morcegos hematófagos

Atenta ao controle da raiva no Tocantins, a Adapec realizará entre os dias 5 a 11 de novembro, ações de captura de morcegos hematófagos, monitoramento e cadastramento de abrigos nos municípios de Rio Sono, Tocantínia, Palmas, Pugmil e Porto Nacional.

Segundo José Emerson, nestes municípios, os técnicos e inspetores da Agência atenderão demandas apresentadas por produtores rurais em áreas de focos de raiva. Ele disse que a captura de morcegos hematófagos e o monitoramento dos abrigos são medidas importantes para o controle populacional da espécie, principal transmissor da raiva, “porém nenhuma destas medidas é mais eficaz que a vacinação,” pontuou.

A Adapec alerta aos produtores rurais mesmo os que estão fora dos municípios obrigados a vacinar para que, por medida de segurança, vacine anualmente o rebanho contra a raiva, como forma de prevenção da zoonose. E, caso sejam encontrados animais com a sintomatologia da doença (andar cambaleante, salivação, decúbito lateral) a orientação é para evitar a manipulação dos animais e procurar imediatamente o escritório da Adapec mais próximo. A Agência também disponibiliza o Disque Defesa pelo número 0800 63 1122.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorFiscalização apreende quase 700 quilos de produtos vencidos em Augustinópolis
Próximo artigoA CPI do Carf não vai acabar em pizza, garante Ataídes