O último fim de semana foi especial para a cidade de Xambioá. Foram três dias de eventos para comemorar os 57 anos de emancipação política do município. Organizado pela prefeitura municipal e acompanhado de perto pela prefeita Sílvia Machado e seus secretários, o evento teve múltiplas atrações e contou com cultos ecumênicos, show de acrobracias com motocicletas, corrida de rua, mostra cultural e muito mais.

E um dos destaques, aclamado pelo público de cerca de 1.500 pessoas, foi a apresentação do novo orgulho da cidade: a equipe de judô do colégio José Bonifácio. Cerca de 20 judocas demostraram técnicas de projeções e quedas que levantaram o público e causaram grande curiosidade em diversos expectadores. «Quando saímos de lá, muita gente começou a nos procurar querendo saber como fazer para treinar com nossa equipe», contou Heloísio Barbosa, o «senpai» da turma, termo japonês para indicar o mais graduado do grupo.

O projeto de judô idealizado pelo professor de Educação Física Tibério Alan inicou há cerca de dois anos com o intuito de ser uma ocupação diferente para os alunos. «A maioria dos projetos era relacionado ao futebol, mas sempre achei que as artes orientais poderiam agregar muito quanto à respeito e disciplina, por isso corremos atrás e não nos arrependemos», conta o professor Tibério. No início deste ano a equipe recebeu um grande incentivo. Foi oficializada como pólo da AD Guerra/SESI, uma das mais conceituadas associações de Judô do estado. Com isso passaram a ter uma consultoria técnica virtual e in loco, de maneira a continuar o trabalho dentro das normas e padrões técnicos exigidos pela Federação.

O resultado desta parceria, todo xambioaense já conhece: a evolução técnica tem sido rápida o suficiente para os atletas poderem participar dos eventos estaduais, fazer exame de graduação e conquistar muitas medalhas levando o nome da cidade. Com isso vários apoiadores começaram a surgir, incluindo a Prefeitura de Xambioá, que viu no projeto uma ótima maneira de formar o cidadão e ainda incentivar a prática esportiva de seus estudantes, seja como simples atividade física ou também vislumbrando resultados que levam o nome da cidade aos principais pódios do Estado.

Apresentação aniversário Xambioá (2)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAção rápida da PM de Araguaína frustra roubo de carnes em frigorífico
Próximo artigoInstituto Fecomércio seleciona acadêmicos de Tocantinópolis para vaga de estágio