A Câmara Municipal de Tocantinópolis realizou na tarde desta quinta-feira (19) sessão solene fúnebre, em homenagem ao ex-vereador e escritor Natalino Resplandes de Araújo. O plenário Valdenor Gomes de Oliveira ficou completamente lotado por autoridades, familiares, amigos e populares, que fizeram questão de prestar as últimas homenagens ao nobre homem que escolheu a “Boa Vista do Padre João” para residir e constituir família.

Sob a presidência do vereador Aderson Marinho Neto (PR), a sessão solene teve inicio por volta das 15h, onde os vereadores que compareceram à sessão fizeram questão de prestar suas homenagens ao ex-integrante do parlamento municipal, bem como, prestar suas condolências a família. Além do presidente Aderson Buxim (PR), compareceu, Zullias Amoury (DEM); Eleny Araújo (PSC); Zé Raimundo (PTC); Mardônio Queiroz (PMDB); Gerri do Ribeirãozinho (PTB); Vicente Moraes (PTB); Gideon Lourenço (PSD) e Francisco de Assis (PSB). Entre as autoridades, o desembargador Dr. Júlio Resplandes e secretários municipais.

O prefeito Fabion Gomes (PR), também esteve presente durante a sessão, onde na ocasião fez uso da palavra lembrando a trajetória política e social do então escritor Natalino Resplandes. “Natalino Resplandes era homem de posição, mas não era radical, pelo contrário, conversava com todo mundo. Foi vereador e político conhecido por todo o Estado, dava opiniões e conselhos a todos os que lhe procurava. E ultimamente era procurado por historiadores para fazer documentários, era referência desta cidade em contar a história do município. 97 anos, homem de Deus e abençoado por Deus”, frisou.

Fabion Gomes comentou que nos últimos dias sentiu falta do Sr. Natalino nas missas, pois o mesmo sempre se fazia presente acompanhado do filho. “Só tenho a lamentar pela sua morte e agradecer pela honra de conviver e aprender muitas coisas com o Sr. Natalino. Ultimamente não tinha visto ele na missa, pois todo domingo ele ia com seu filho, e nos últimos domingos estive lá na missa à noite, e sentir uma certa falta dele. Ontem eu passando por aqui, vindo de Imperatriz-MA, vi a tenda em frente à Câmara e vim conferir o que tinha acontecido. Chegando aqui fiquei sabendo da morte do Sr. Natalino. Como disse, um homem respeitado, honrado, sereno, tranquilo e muito alegre o todo tempo. À família meus sentimentos, e esperamos que Deus já o tenha em um bom lugar, pois ele prestou muitas coisas boas, fez uma boa obra aqui nesta cidade e tenho certeza que no céu ele também estará contribuindo ao lado Deus intercedendo por todos nós”, disse Fabion.

Em seguida o Pr. Aldalberto Gomes proferiu a palavra relembrando alguns momentos vivenciados com o Sr. Natalino. Na sequência, o Pe. Miguel acompanhado de fiéis católicos fez a recomendação do corpo de Natalino. Da Câmara Municipal, o corpo do ex-vereador foi levado para o cemitério Nossa Senhora da Consolação, onde uma multidão de pessoas acompanhava o cortejo fúnebre no último adeus ao ex-vereador e escritor de Tocantinópolis, Natalino Resplandes de Araújo.

Natalino Resplandes de Araújo

O ex-vereador e escritor, Natalino Resplandes de Araújo faleceu na madrugada da última quarta-feira (18), em decorrência de complicações renais e respiratórias. O aposentado estava internado no Hospital São Lucas, na cidade de Araguaína-TO, e devido a gravidade da doença, acabou vindo à óbito às 4h45.

Tocantinopolino de coração, o quase secular e fidalgo oriundo da cidade de Carolina-MA, deixou 4 filhos e dezenas de netos e bisnetos. Além de político nato, Natalino ajudou a fundar a sigla do PMDB em Tocantinópolis, o qual permaneceu filiado até então.

No auge de seus 95 anos de idade, relatou em seu livro “Vida e Costumes de um Povo Forte e Heroico” fatos e relatos desde a “Boa Vista do Padre João” até a hodierna Tocantinópolis. Passeando pelos meandros da bela trajetória de nosso pujante e histórico município.

Homem de grandes valores, fiel a princípios religiosos e sociais, deixa seu legado às futuras gerações brindando-nos com suas memórias sobre a rica história da cidade de Tocantinópolis. Natalino era irmão do desembargador aposentado por Goiás, ex-deputado estadual e ex-secretário de Segurança Pública do Tocantins, Dr. Júlio Resplandes.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorFilhos do deputado Amélio Cayres são flagrados furtando Papai Noel em Palmas
Próximo artigoDeputado Wanderlei Barbosa é eleito vice-presidente da UPM