Com cerca de 4 mil atendimentos gratuitos semestrais, a Clínica Escola do curso de Odontologia da UnirG, em Gurupi, está recebendo investimentos para melhorar o atendimento aos pacientes e o aprendizado dos acadêmicos. As melhorias incluem desde a nova fachada do prédio, solução de problemas estruturais, até a aquisição de novos equipamentos.
Foram feitas reformas, trocas de saboneteiras, lixeiras, novas caixas de revelação de radiografias, aprimoramento da coleta do lixo, entre outros itens.

Licitações para a troca de mesas do laboratório de oclusão, mesas de suporte para instrumentais, equipamentos do laboratório de dentística e de peças para os consultórios das clínicas também estão em andamento.

“Alguns problemas pontuais já foram resolvidos e a previsão é de que até janeiro as licitações estejam concluídas. São progressos que melhoram os serviços oferecidos pela Clínica e aumentam a biossegurança para acadêmicos, professores e os usuários”, afirma a coordenadora do curso de Odontologia, professora Zeila Coelho.

Segundo o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, os investimentos na infraestrutura dos cursos têm sido prioridade nessa gestão e os problemas existentes gradativamente estão sendo solucionados.

Atendimentos

A intensiva atuação dos acadêmicos e professores de Odontologia beneficia milhares de pessoas a cada semestre. Diversos estágios são realizados pelos 259 estudantes em escolas, creches municipais e unidades básicas de saúde, ampliando o acesso da população de Gurupi e região aos serviços de saúde bucal.

“É grande a demanda por serviços odontológicos nas unidades básicas de saúde. Além dos atendimentos, estagiários e docentes do curso também realizam orientações sobre escovação, limpeza e cuidados com próteses e outros serviços preventivos abrangendo um grande número de pessoas”, friza a coordenadora.

Há dois meses uma assistente social passou a integrar o quadro de servidores da unidade para realizar uma triagem socioeconômica das pessoas que desejam atendimento. “A prioridade é para quem possui renda de até dois salários mínimos”, ressalta Coelho.

Para os acadêmicos do curso, os investimentos são importantes para a organização dos serviços. “Já percebemos que ocorreram algumas melhorias com a chegada de novos materiais e equipamentos, o que nos dá mais condições para atender os pacientes. Para nós, acadêmicos, o estágio na clínica é fundamental porque nos permite obter, além do aprendizado técnico-científico, uma formação humana que é necessária para os profissionais da saúde”, comentou a acadêmica do 6º período, Júlia de Andrade Marques.

Atualmente a Clínica Escola oferece atendimentos nas seguintes especialidades:

– Odontopediatria (atendimento para crianças)

– Dentística (restaurações)

– Endodontia (tratamento de canal)

– Periodontia (tratamento da gengiva)

– Prótese (totais, removíveis ou blocos)

– Cirurgia (extração e outras)

– Patologia (diagnóstico de câncer e outras doenças bucais)

– Fonoaudiologia (atendimento para melhoria da fonação, fechamento da boca e mastigação)

A Clínica Escola de Odontologia está localizada na Avenida Pará, entre as ruas 7 e 8, Centro. O horário de atendimento para triagem é das 07h às 11h30 e das 14h às 18h (de segunda a sexta-feira).

Compartilhar

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: jornalismo@nortedotocantins.com.br que iremos analisar.