Durante o depoimento do empresário Alexandre Paes dos Santos nesta quinta-feira (19), o presidente da CPI que investiga o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), criticou o comentário feito na semana passada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, sobre o trabalho das comissões parlamentares de inquérito.

Segundo o presidente do STF, as investigações em CPIs no Congresso são conduzidas por “amadores”. Ataídes Oliveira acredita que Lewandowski extrapolou suas atribuições ao fazer publicamente juízo de valor a respeito de atividades afetas a outro Poder e lhe fez um apelo: “Atenha-se às suas funções na Suprema Corte”.

— Respeitamos o ministro e pedimos que ele nos respeite — disse.

Para o senador, o poder de investigar das CPIs é “bastante limitado” devido ao preceito constitucional que permite aos depoentes não produzir provas contra si mesmos. Na prática, eles se recusam a colaborar, não respondendo aos questionamentos feitos pelos parlamentares.

Foi o caso, nesta quinta-feira, de Alexandre Paes dos Santos, que se recusou a responder à maior parte das perguntas que lhe foram dirigidas.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorHalum diz que Eduardo Cunha perdeu legitimidade para presidir Câmara dos Deputados
Próximo artigoOAB Protagonista representa contra propaganda mentirosa e Ohofugi pede que advogados mantenham nível na campanha