Avenida Tocantins, em Taquaralto - Palmas/TO
Avenida Tocantins, em Taquaralto – Palmas/TO

Mais uma vez o trânsito da avenida Tocantins, em Taquaralto, é alvo de reclamação por parte da comunidade. Agora, os comerciantes reclamam que o Shopping a Céu Aberto que vem sendo implantando pelo Município, desde o mês de junho, está atrapalhando o tráfego de veículos e pedestres. A denúncia ao Ministério Público do Tocantins (MPE) foi feita na tarde desta terça-feira, 10, quando empresários participaram de audiência com a Promotora de Justiça da Defesa da Ordem Urbanística e Habitação da Capital, Kátia Chaves Gallieta.

A insatisfação, segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial de Taquaralto, Igor Prado Silva Santos, é com a instalação de uma ciclovia, pois esta causou o estreitamento da avenida em 1,5 m da faixa de tráfego, possibilitando a passagem de apenas um veículo por vez. “Isso prejudica o fluxo de veículos na porta do comércio e consequentemente as vendas na região, que diminuíram por conta disso. Nós tentamos negociar essa questão com a prefeitura, mas não obtivemos sucesso e, na última semana, o prefeito afirmou que manterá a ciclovia”, afirmou Igor.

Segundo a advogada da associação, a prefeitura não obedeceu a algumas exigências legais para uma obra desta proporção, já que na avenida estão instalados cerca de 400 estabelecimentos comerciais. “Não houve um estudo de impacto de vizinhança, que é exigido por lei, e tampouco audiências públicas para ouvir a população afetada. O projeto dessa avenida nunca foi apresentado e não existe responsável técnico da obra. Se um ônibus para, todo o trânsito fica travado” disse Dayane Gomes dos Santos.

Os comerciantes relatam ainda que além do estrangulamento do trânsito, a obra não possui projeto de drenagem para escoamento da água da chuva, nem tampouco possibilidade de acesso às pessoas cadeirantes, com dificuldade de locomoção ou pessoas com carrinho de bebês, pois a ciclovia foi construída de forma contínua, sem interrupção ou intervalos, tornando impossível a travessia dos pedestres e também de veículos nos cruzamentos da avenida.

De acordo com a Promotora de Justiça Kátia Gallieta, um inquérito para apurar irregularidades no trânsito já havia sido instaurado anteriormente e que determinará diligências no local para apurar as reclamações. “Vamos solicitar que os técnicos do Departamento de Arquitetura e Urbanismo do Ministério Público realizem estudo técnico a respeito dos impactos que a construção do Shopping a Céu Aberto poderão trazer para região de Taquaralto”, frisou.

Ao fim do encontro, Kátia Gallieta alertou a comunidade em geral para que participe das audiências públicas de revisão do Plano Diretor, pois projetos futuros para o município de Palmas e principalmente para a região de Taquaralto sairão destes encontros, sendo imprescindível a colaboração da sociedade em manifestar seus anseios.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCurso da Embrapa discute formas alternativas de reflorestamento a custo mais baixo
Próximo artigoProfessora Wanessa Sechim discute parcerias com Prefeitura de Guaraí para fortalecimento da educação