Mauro Carlesse
Deputado Estadual Mauro Carlesse – Presidente da AL

Em uma entrevista concedida ao site T1 Notícias nesta quarta-feira, 11, o presidente da Assembleia Legislativa, Mauro Carlesse (PHS), falou sobre o processo desarquivado por ele que trata sobre pedido de impeachment do Governador Marcelo Miranda (PMDB).

Carlesse disse que não há tensão na casa e que a decisão para desarquivamento do pedido de impeachment foi uma cobrança da maioria dos deputados e ressaltou que do jeito que está sendo conduzido o processo, analisado por deputados e desembargadores, agravou para Marcelo Miranda, inexistindo a inconstitucionalidade segundo o parlamentar.

O deputado deixou bem claro que a sua meta é ser governador do Tocantins, mas negou que o impeachment seria uma via para inviabilizar a reeleição de Marcelo Miranda e disse ainda que a maioria do povo do estado quer que o governador saia.

Carlesse reconheceu que a situação causa instabilidade para o estado, e disse que não foi ele quem criou a situação do impeachment, jogando a responsabilidade para o presidente do Sisepe, Cleiton Pinheiro, autor do pedido de impeachment.

O pedido de Impeachment

O pedido de impeachment contra o governador foi proposto pelo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado, Cleiton Pinheiro, que foi arquivado no final da gestão do ex-presidente do parlamento, deputado Osires Damaso (PSC).

Carlesse desarquivou o pedido de impeachment no final de mês de março deste ano e enviou à procuradoria geral da casa, que conclui pela admissibilidade do pedido.

A instabilidade na economia 

Mesmo consciente que não poderá ter exito, a insistência de Mauro Carlesse em continuar com o arrastado processo de  impeachment, cria uma instabilidade em todo o estado do Tocantins, além de gerar a desconfiança dos investidores.

Entendimento do STF

O Ministro do STF emitiu uma  Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), e que diz o seguinte, Comunico a Vossa Excelência que nos termos da decisão, julguei procedente a ação direta em epígrafe para declarar a inconstitucionalidade das expressões normativas processar e julgar o Governador e nos crimes de responsabilidade inscritas no inciso XII do art. 19 da Constituição do Estado do Tocantins, e ainda, das expressões Admita a acusação contra o Governador do Estado, pois dois terços da Assembleia Legislativa e pela Assembleia Legislativa, nos crimes de responsabilidade, contidas no artigo 41, do mesmo texto constitucional estadual.

 

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMulher posa nua em viatura da PM da Paraíba, corregedoria investiga caso
Próximo artigoDeputado denuncia colegas à PF por negociarem emendas parlamentares