O 3° lote dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) está com as inscrições abertas até o dia 22 de outubro. Os municípios de Araguacema, Araguanã, Araguatins, Aurora do Tocantins, Dianópolis e Tocantinópolis estão com oferta de vagas para qualificação profissional, na modalidade Ensino a Distância (EAD), na área de turismo.

O curso é uma parceria entre Ministério do Turismo (MTur) e a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden). De acordo com a técnica da Gerência de Qualificação Turística da Seden, Pricylla Matos, os cursos são uma oportunidade para os moradores dos municípios terem qualificação profissional. “Nem sempre eles conseguem ter esses cursos na sua cidade, e quando têm, são cursos que possuem um alto custo, como é o caso do inglês”, destacou.

Os cursos do Pronatec são gratuitos e ao final os alunos recebem um certificado. Dentre as ofertas de cursos para o trade turístico estão: recepcionista, assistente administrativo, inglês, espanhol, dentre outros. Os alunos podem assistir às aulas nas plataformas digitais como computador, tablet e até do celular.

Os municípios selecionados estão inseridos no Programa de Regionalização do Turismo (PRT) do Ministério do Turismo para o fortalecimento do turismo como estratégia de desenvolvimento da economia local com a geração de emprego e renda, por isso a qualificação de mão-de-obra se faz importante.

Para se inscrever o interessado deve procurar o órgão responsável pelo Pronatec no seu município. Os documentos exigidos são identidade, CPF, comprovante de escolaridade e comprovante de endereço. Menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável.

Aulas se iniciam dia 30 de outubro deste ano e terminam dia 29 de março de 2018.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorFrank Tamba encabeça chapa “Confiança na Mudança” para disputa da reitoria do IFTO
Próximo artigoMais de 700 quilos de drogas apreendidas são incinerados no Tocantins