Prefeitos do Bico do Papagaio destacaram que o Fórum de Desenvolvimento Econômico do Tocantins em Araguatins foi uma importante contribuição do Governo para fortalecer o norte do Estado, uma vez que se propõe a promover o desenvolvimento da economia regional.  O Fórum, iniciado na quinta-feira, 19, foi encerrado nesta sexta, 20, com a presença do governador Marcelo Miranda.

Uma iniciativa da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) e parceiros, o evento está sendo realizado  em todas as regiões do Tocantins. Criamos aqui mais uma oportunidade para aproximar o Governo do Estado dos municípios para que pudéssemos conhecer os projetos nos quais os prefeitos estão envolvidos neste início de mandato e, a partir das demandas elencadas, identificar como o governo pode contribuir para que alcancem seus objetivos, enfatizou o secretário Alexandro de Castro.

Presente no evento, o presidente da União Intermunicipal do Bico do Papagaio (Unbip), Damião Castro (prefeito de Axixá,) avaliou positivamente o Fórum e enfatizou o apoio do Governo. O Bico do Papagaio é uma região muito populosa, mas muito carente, e a gente vê essa necessidade. O secretário e o governador estão de parabéns por trazer este evento para tentar ajudar a desenvolver a nossa região. Nós, prefeitos, que estamos na luta por desenvolvimento, estamos muito felizes com esse apoio, disse.

Para o presidente da Unbip, no momento, os principais gargalos da região estão relacionados à moradia e emprego. Nós precisamos trazer incentivos para que venham indústrias e comércios para a nossa região, para que nós consigamos dar emprego à população, analisou.

Prefeito de Araguatins, sede do evento, Cláudio Santana enfatizou a aproximação entre Estado e municípios proporcionada pelo evento. É um Fórum que veio discutir os problemas da nossa região. As prefeituras de todos os municípios estiveram representadas e nos deu oportunidade para mostrar ao governador o nosso cenário, para que possamos buscar alternativas para resolver as demandas, principalmente na questão da segurança, do emprego e da renda das pessoas, disse, parabenizando o gestor da Seden pela iniciativa.

Para o secretário de Assuntos Institucionais de Araguatins, Marcio José Carneiro Santana, o Fórum levou formação para os secretários, especialmente no que diz respeito à programação dos workshop’s realizados pelas superintendências de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Turismo e Cultura da Seden.

Nessas discussões nós entendemos como criar mais oportunidades e dar prioridade para estas atividades, enxergando tais áreas como meios para fortalecer a economia das cidades. Isso foi benéfico para que a gente tenha uma visão mais ampla, disse. Agora, analisou o secretário, é importante que sejam criados espaços que proporcionem aos municípios conhecer onde encontrar recursos para desenvolver os projetos que forem identificados.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorKátia Abreu acusa Vicentinho Alves de fazer uso eleitoral de verbas das emendas federais
Próximo artigoIdosa que estava desaparecida é encontrada morta em Araguaína