Jalapão - Foto: Régio Parente
Jalapão – Foto: Régio Parente

Um dia, o mundo vai acabar e restará apenas o Tocantins, com suas belezas, seus mistérios e suas histórias…, assim narrou a atriz Fernanda Montenegro na chamada da nova novela das 21 horas da Rede Globo, O Outro Lado do Paraíso. A trama, que estreia nesta segunda-feira, 23, tem sua história ambientada no Estado, principalmente no Parque Estadual do Jalapão (PEJ), onde acontecerão os principais eventos que movimentarão os capítulos do folhetim.

A equipe da novela passou cerca de um mês no Tocantins, gravando nos principais pontos turísticos do Estado. Na região do Jalapão, as gravações movimentaram a economia e geraram emprego e renda para diversos trabalhadores que foram terceirizados pela emissora. O pessoal entrou em contato comigo, solicitando que eu trouxesse para cá alguns veículos que vão participar das gravações. Acho que esse trabalho colabora para fomentar a economia das cidades circunvizinhas aqui do Jalapão, contou à época das gravações o dono de uma auto center e guincho 24 horas de Palmas, Romeu Hagestedt.

No Jalapão, cenas da trama foram ambientadas em diversos pontos turísticos como as Dunas, Cachoeira do Formiga, Pedra Furada, Cânion Sussuapara, Praia do Rio Novo, Cachoeira da Velha, Fervedouro Bela Vista e na Comunidade Mumbuca. Além disso, um bar cenográfico do personagem Josafá (Lima Duarte) foi montado na estrada que dá acesso ao PEJ.

Ambientar uma história aqui [Jalapão] é simplesmente parar de dizer que tudo tem que ser central, ou que tudo que não é do eixo sudeste é pitoresco. Não, não é nada disso, o mundo é muito mais globalizado. A cultura ficou muito centralizada no sudeste. E, se eu pudesse escolher um local para formar uma Hollywood no Brasil, eu escolheria o Tocantins. Escolheria Palmas pela estrutura e para filmar escolheria o Jalapão, porque o Estado tem uma luz extremamente pura, límpida e tem uma cor fortíssima, afirmou o diretor artístico da novela, Mauro Mendonça Filho, durante intervalo das gravações no Jalapão.

As belezas naturais do Tocantins encantaram também o elenco da novela. A atriz Bianca Bin, protagonista da trama, exaltou o fato da novela mostrar um pedaço do Brasil ainda desconhecido por muitos. Estou muito feliz de poder fugir um pouco desse eixo Rio-São Paulo, que as novelas estão acostumadas. O Walcyr [Carrasco] foi muito audacioso e eu acho que a novela vai ser um sucesso porque essa terra é riquíssima. Eu já viajei várias vezes para outros países, mas nunca estive aqui no Tocantins, no meu país, tem umas coisas que a gente deixa passar e não deveria. E eu indico para todo mundo vir para cá, tenho certeza que esta terra vai ganhar muito mais turistas com a novela, porque a gente só está mostrando coisas lindas, concluiu.

Divulgação do Tocantins

A novela das 21 horas da Globo é o produto de maior audiência e repercussão da televisão brasileira e vai projetar o Tocantins para o mundo, já que a programação da emissora é transmitida para mais de 130 países nos cinco continentes (África, Américas, Ásia, Europa e Oceania).

Com certeza, o nosso Estado viverá um momento próspero no turismo com o resultado dessa divulgação em horário nobre no maior canal de televisão do país. Isso despertará a curiosidade e o interesse das pessoas em vir conhecer as nossas belezas naturais, como o Parque Estadual do Jalapão. Consequentemente, irá gerar também mais desenvolvimento e oportunidades para os moradores da região, analisou o governador do Tocantins, Marcelo Miranda, acrescentando que, desde o primeiro contato da emissora com o Governo, o Executivo colaborou com os trâmites burocráticos e o apoio dos órgãos estaduais para realização das gravações.

O Outro Lado do Paraíso

Ambientada no Tocantins, a trama é dividida em dois períodos e confirma a lei do retorno, de que mais cedo ou mais tarde a justiça chega para todos. A novela vai mostrar sentimentos como amor, ambição e vingança em mais um folhetim clássico.

O Outro Lado do Paraíso substitui A Força do Querer, que finaliza nesta sexta-feira, 20. A história é assinada por Walcyr Carrasco e tem a direção artística de Mauro Mendonça Filho e a direção geral de André Felipe Binder. No elenco, constam nomes como o de Fernanda Montenegro, Lima Duarte, Marieta Severo, Gloria Pires, Laura Cardoso, Bianca Bin, Sérgio Guizé, Grazi Massafera e Rafael Cardoso.

Jalapão
Jalapão – Foto: Régio Parente
Jalapão – Foto: Régio Parente
Jalapão – Foto: Régio Parente

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorTrês são presos suspeitos de tráfico de drogas no norte do Estado
Próximo artigoPM apreende mais de 19 quilos de maconha em Araguaína