InterCorte em Araguaína
InterCorte em Araguaína

Conhecida nos anos 90 como Capital do Boi Gordo, a cidade de Araguaína (TO), recebe pelo quarto ano uma etapa da InterCorte, evento que percorre de forma itinerante alguns dos principais polos de pecuária brasileiros para levar informação, debates e tecnologia aos produtores. A edição de 2017 da InterCorte em Araguaína será realizada nos dias 18 e 19 de outubro, no Parque de Exposições Dair José Lourenço.

Com o tema principal “Entender para Atender”, o evento reúne diferentes elos da cadeia de produção da pecuária para debater ideias e soluções para a produção de carne de qualidade. Serão dois dias de palestras, apresentações de casos de sucesso e debates, divididos em quatro painéis que abordam aspectos relevantes para o desenvolvimento da pecuária nacional: Sustentabilidade, Cria, Intensificação e Carne de Qualidade. Uma das atrações da edição deste ano da InterCorte é a realização ao vivo da desossa de um traseiro e de um dianteiro durante o debate final de cada dia de evento.

Promovida pelo Terraviva Eventos e pelo Sindicado Rural de Araguaína, a edição deste ano da InterCorte no estado conta com o apoio do Sebrae Tocantins que estará presente no evento com estande, com a participação de empresas parceiras da entidade que desenvolveram ferramentas direcionadas à gestão de negócios, que serão apresentadas aos pecuaristas.

“Nossa participação no evento tem como principal objetivo mostrar aos produtores que o Sebrae possui soluções e serviços que podem auxiliar no aumento da eficiência e produtividade das fazendas. As tecnologias estão cada dia mais presentes no dia a dia, facilitando a gestão e melhorando os resultados. Nosso papel é aproximar essas inovações dos pecuaristas”, afirma o superintendente do Sebrae TO, Omar Hennemann.

A entidade ainda será uma das organizadoras das demonstrações de desossa, que serão realizadas nos dois dias do evento, ao final dos debates que finalizam a programação diária de palestras. “Especialistas em carnes farão demonstrações de cortes especiais de carne bovina, que serão servidas aos participantes durante a Beef Hour. Será uma grande confraternização com a carne de Tocantins”, destaca Omar.

Programação

O primeiro bloco dedicado à Sustentabilidade terá início com a palestra “A atuação do GTPS na cadeia de valor da Pecuária”, ministrada pela coordenadora executiva do GTPS – Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável Beatriz Domeniconi, seguida da apresentação de Maurício Carvalho, do Mapa, sobre o Plano ABC e a Pecuária de Baixa Emissão de Carbono: geração de valor na produção intensiva de carne e “Geração de renda a partir dos dejetos da Pecuária”, apresentada por Fabiano Coser.

O segundo bloco sobre Intensificação terá como palestra principal a apresentação do pesquisador Thiago Carvalho, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – CEPEA-Esalq/USP, com a palestra “Intensificar para produzir”. O painel ainda conta com as palestras “Intensificação da produção em pastagens: conceitos e ferramentas”, ministrada por Leonardo Simões de Barros Moreno e “Manejo da fertilidade do solo para alta produtividade”, apresentada por Maurício Bassani.

No segundo dia do evento, o bloco Cria terá a palestra da zootecnista Juliana Ferragute Leite com o tema “Eficiência Reprodutiva e Produtiva – Como viabilizar a cria” e a apresentação “Touros melhoradores: garantia de qualidade na produção de bezerros de corte” por Antônio Rosa.

O último bloco sobre Qualidade da Carne terá a palestra do professor da Unicamp e um dos maiores especialistas em qualidade de carne, Pedro de Felício, com o tema “A cadeia produtiva e a carne de qualidade”, além da apresentação de casos de sucesso no estado.

A InterCorte tem a curadoria de conteúdo da Assocon – Associação Nacional da Pecuária Intensiva e do GTPS – Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável. O evento ainda com uma feira de negócios com a participação de empresas de referência na pecuária, que levam suas novidades tecnológicas ao produtor. Estarão presentes no evento em Araguaína as empresas Ourofino, Minerva Foods, Cargill-Nutron, Matsuda, Romancini, SBC Certificadora, Beckhauser, Brutale, Toledo do Brasil, Casale, ABCT – Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã, CRI Genética, DeltaGen, Wolf Seeds, Rubber Tank, ABCB Senepol, Oro Agri, Belgo, Multibovinos, Minerthal e JA Saúde Animal.

Sobre a InterCorte

Desde a sua criação em 2012, a InterCorte já contou com a participação de mais de 27 mil pessoas, a maior parte pecuaristas, em eventos que percorrem algumas das principais regiões pecuárias do País para levar informação, conhecimento e tecnologia. Enquanto o setor produtivo se reúne, o consumidor é convidado a apreciar o resultado à mesa com a Beef Week, com a participação de restaurantes que preparam pratos com carne bovina.

Em 2017, o evento ocorre em Cuiabá (MT) em março, Ji-Paraná (RO) e Campo Grande (MS) em julho, Araguaína (TO) em outubro e São Paulo (SP) em novembro.

A InterCorte e a Beef Week fazem parte do “Integrar para Crescer”, plataforma de comunicação que envolve eventos e ações com o intuito de disseminar informação de qualidade, reverberando os temas e discussões relevantes ao setor em um programa semanal de mesmo nome, que vai ao ar aos domingos pelo Canal Terraviva, do Grupo Bandeirantes de Comunicação. O Caminho do Boi, Dia do Produtor, manifesto #SomosdaCarne e Interconf fazem parte da plataforma.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorConfira os 44 Senadores que votaram para salvar Aécio
Próximo artigoDeputado Zé Roberto quer conceder título de cidadão tocantinense a Lula