Enem / Divulgação
Enem

Termina na próxima terça-feira, 20, o prazo para as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa (Enem PPL). O registro dos candidatos deve ser realizado pelo responsável pedagógico de cada unidade do sistema prisional ou socioeducativo, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No Tocantins, a educação nas prisões e no sistema socioeducativo é ofertada pelo governo do Estado, por meio das secretarias da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e da Cidadania e Justiça (Seciju). De acordo com a gerente da Educação de Jovens e Adultos Privados de Liberdade (EJA PPL) da Seduc, Claudenice Palacci, está sendo feita uma mobilização nas unidades prisionais e centros socioeducativos para sensibilizar os estudantes a participarem do exame.

Em 2016, cerca de 360 pessoas fizeram as provas do Enem PPL no Tocantins. Neste ano, além de incentivar a participação no exame, a Seduc realiza atividades com foco na preparação dos educandos atendidos nas 12 unidades escolares dentro do sistema prisional. “Desde o início do ano, estamos trabalhando a parte pedagógica para que estes jovens e adultos possam ter sucesso na prova. As atividades são realizadas com base nas últimas provas nas matrizes de referência do Enem PPL”, enfatizou Claudenice Palacci.

Inscrição

Cada unidade prisional ou socioeducativa terá um responsável pedagógico com acesso ao sistema de inscrição e suas funcionalidades. O profissional também acessará os resultados obtidos pelos candidatos, pleiteará sua participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e em outros programas de acesso à educação superior.

Os candidatos do Enem PPL, com idade a partir de 18 anos, poderão utilizar o desempenho no exame como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso à educação superior. Os menores de 18 anos, considerados treineiros, só poderão utilizar os resultados individuais no exame para autoavaliação de conhecimentos.

As provas do Enem PPL 2017 serão realizadas nos dias 12 e 13 de dezembro nas unidades prisionais e socioeducativas.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorManifestantes do Tocantins participam de Marcha em Brasília pela regulamentação da plataforma UBER
Próximo artigoCapital vence União de Palmas e fará decisão do Estadual Sub-19 contra o Interporto