Rio Araguaia está com nível bem abaixo do normal
Rio Araguaia está com nível bem abaixo do normal

O nível do rio Araguaia em Xambioá, norte do Tocantins, baixou quase dois metros, de janeiro até este mês. Os bancos de areia no meio do rio também preocupam quem depende dele para sobreviver.

Em alguns pontos, a altura da água não ultrapassa 20 centímetros. É possível até caminhar. Pavor. Estamos com medo. Sempre temos essa seca, mas não desse jeito, lamentou o autônomo Miguel Queiroz.

As pedras no meio do rio que estavam encobertas no início do ano, apareceram. São 250 pescadores que dependem do Araguaia para sobreviver. Antes a gente ia para o rio e trazia 70 ou 80 quilos de peixe. Hoje a gente não traz mais essa quantidade, a gente traz de 30 a 40 quilos. Está difícil para pescar, disse o pescador Antônio Sousa.

Os bancos de areia no meio das águas também chamam a atenção dos moradores. O lugar onde as balsas passam não foi afetado, mas em outros pontos o assoreamento do leito e as pedras estão dificultando o deslocamento dos barcos. Tem que ter muita atenção, andar devagar porque senão você acha as pedras. Em lugares que nunca haviam surgido pedras, está surgindo e é arriscado você estragar o motor, reclamou o comerciante Edson Saldanha.

Em alguns pontos o nível do rio Araguaia está com 20 cm

Mas existe uma explicação para o surgimento dos bancos de areia. Os bancos de areia se formam a partir do processo erosivo que ocorre naturalmente no meio ambiente. Mas eles se agravaram. Os bancos de areias não estavam aqui desta forma, desse tamanho nos últimos anos. Podemos perceber que ao longo do rio grande parte das matas ciliares foram desmatadas, quando o rio percorre esse leito, ele vai carreando esse sedimento e criando o banco de areia no meio do rio, explicou a engenheira ambiental Ana Caroline da Silva.

A secretária de Meio Ambiente de Xambioá, Marivalda Martins, garante que algumas alternativas estão sendo adotadas para amenizar a situação. Nós estamos com plano de reflorestamento das nascentes e de plantar árvores nativas na praia do Murici, bem como plantar árvores na beira do rio em parceria com os ribeirinhos.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMenino é encontrado dentro de cela de estuprador no Piauí
Próximo artigoDona de casa morre após ser atropelada por viatura da PM, em Buriti