????????????????????????????????????

????????????????????????????????????

A Comissão de Residência Médica da UnirG (Coreme), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde promovem uma capacitação com os servidores que atuam nas Unidades Básicas de Saúde de Gurupi.

A finalidade do treinamento é sensibilizar os servidores para a melhoria nos atendimentos das Unidades, viabilizando assim o Programa de Residência Médica em Medicina Geral de Família e Comunidade de Gurupi (UBS). Essa semana duas Unidades foras escolhidas para o treinamento: João Manoel e Jardim Sevilha.

De acordo com a secretaria geral da Coreme, Luana Katiúcia Medrado, a Ministério da Saúde determina que até 2018, todas as UBS devem ter médicos residentes especializados em Saúde da Família. A UnirG tem quatro residentes que participam do Programa.

 “A Instituição, por meio dessa residência, colabora com o Município com o cumprimento da determinação. Muitos procedimentos médicos, tais como colocação de diu, extração de unha, pequenas suturas, que antes eram realizados nos hospitais, causando enormes filas de espera, agora podem ser feitos nas Unidades”, avaliou.

Os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde são realizados nas áreas de saúde do homem, saúde da mulher, saúde do idoso, saúde da criança, saúde mental, pré-natal, hipertensão, diabetes, hanseníase, planejamento familiar, coletas de citologia, visitas domiciliares e urgência e emergência.

Para uma das enfermeiras da Unidade, Carla Carolina Vilardo Milhomens, são as agentes de saúde que têm o contato direto com os moradores. “A coleta das informações facilita a triagem para o registro de cada caso. As visitas constantes das agentes as aproximam das famílias, dando- as a liberdade de agilizar o agendamento da consulta e encaminhar o paciente para o tratamento mesmo que não esteja no cronograma”.

Luanna Medrado acrescentou ainda que foram avaliadas em quais áreas dos Postos de Saúde estavam precisando de treinamento, e observou-se que o trabalho de sensibilização deveria iniciar pelos agentes de saúde que atuam diretamente com a população. “Os agentes precisam reconhecer o quanto o trabalho deles é importante junto à comunidade. Eles são o elo na sensibilização do tratamento da saúde. Os dados que eles trazem para as Unidades são fundamentais para a prevençãoda saúde das famílias”, disse.

Na ocasião, os principais assuntos discutidos durante o treinamento foram a importância do trabalho em equipe e a humanização dos atendimentos.

Residência Médica

O Programa de Medicina Geral de Família e Comunidade foi aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Saúde e está sendo desenvolvido por meio da parceria entre Fundação e Centro Universitário UnirG e Secretaria Municipal de Saúde.

As unidades cadastradas no programa são: Unidade Básica de Saúde João Manoel (rua 6, 257, Quadra 315, Lote 8 entre as avenidas Minas Gerais e Espírito Santo – Centro) e Unidade Básica de Saúde Jardim Sevilha (avenida Rio Branco entre 18 e 18-A, n° 385, Setor Alto dos Buritis).

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAbertas inscrições para a XVI Meia Maratona do Tocantins
Próximo artigoMPE orienta municípios da Comarca de Pedro Afonso sobre transição nas prefeituras