1º Ecob/TO

1º Ecob/TO
1º Ecob/TO

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) por meio da Gerência de Controle de Uso dos Recursos Hídricos e representantes da Agência Regional de Araguaína e Escritório Regional de Tocantinópolis, participaram do 1º Encontro Estadual dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Tocantins (1º Ecob/TO), que durante três dias discutiu a gestão hídrica no Estado.

O evento que teve início no último domingo, 09, seguiu até a tarde desta terça-feira, 11, no auditório da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), quando foi encerrado com a apresentação da Carta de Palmas que contemplou todas as demandas, cobranças e sugestões colhidas durante o encontro. O documento será encaminhado aos órgãos competentes para buscar atendimento.

Conforme a gerente de Controle de Uso dos Recursos Hídricos do Naturatins,Vanessa Sardinha, o encontro teve a participação de representantes dos municípios que contribuíram demonstrando as realidades de cada bacia. Para a gerente é necessário nivelar o conhecimento dos Recursos Hídricos. “Precisamos de dados reais, porque é o município que sabe qual empresa que está atuando sem outorga ou onde tem uma plantação que usa irrigação”, destacou.

A gestora argumentou que essa parceria é muito importante devido à visão local que os municípios têm da realidade. “Nós temos uma visão macro do Estado e esse apoio auxilia muito na nossa fiscalização. Em fazer, por exemplo, o cadastro de usuário se transformar em outorga”, relatou. E continuou reforçando que essa parceria também deve ocorrer entre os órgãos, porque há instituição que está isolada. Cada um fazendo seu banco de dados, o que resulta na maioria das vezes, no mesmo trabalho. “Vamos unir o conhecimento para favorecer ao Estado, não só cada órgão separadamente”, sustentou.

Segundo o vice-presidente do Naturatins, Edson Cabral, que participou da abertura, o encontro foi oportuno e propositivo para a construção de uma política de uso múltiplo da água. Para o gestor a expectativa é de que, este primeiro encontro estimule a participação coletiva dos atores institucionais e usuários dos Recursos Hídricos do Estado. “Espero que os membros dos comitês de Bacia superem os discursos teóricos e aproximem-se das ferramentas práticas, para o uso, monitoramento e preservação dos nossos Recursos Hídricos”, ressaltou.

Programação

A programação contou com Mesas de Diálogo – Planos de Bacia que enfocou temas como as Bacias Hidrográficas dos Rios Tocantins e Araguaia no Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, o Plano Estadual de Recursos Hídricos – Avanços e Desafios, dentre outros. Ocorreu também Mesa de Conversa e encontros setoriais entre governo, sociedade civil e usuários de água.

Os debatedores Luciana Aparecida Zago de Andrade, técnica da Superintendência de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, da Agência Nacional da Água (ANA); Aldo Azevedo, diretor de Recursos Hídricos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Felipe Marques, presidente do Instituto de Atenção as cidade, da Universidade federal do Tocantins (UFT), traçaram um panorama crítico dos Planos de Bacia, apontando avanços e desafios na sua implementação.

Ecob/TO

O encontro foi realizado pelo Fórum Tocantinense de Comitês das Bacias Hidrográficas, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Unitins, além órgãos atuantes na área de recursos hídricos. Na abertura, a secretária da Semarh, Meire Carreira, falou da importância dos comitês e enfatizou a preocupação do governo do Estado em promover uma gestão compartilhada dos recursos hídricos.

Durante a abertura do Ecob/TO, no último dia 9, o governador do Conselho Mundial da Água, Lupércio Ziroldo, destacou a importância do debate em torno do uso consciente da água, em razão, principalmente da escassez dos recursos hídricos no planeta.  “A questão da água não pode ficar no campo da discussão exclusivamente técnica. Deve ser discutida por todas as pessoas que precisam e fazem uso da água”, disse.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEducação e Senai discutem parceria para projetos voltados ao ensino médio, profissional e EJA
Próximo artigoEscolas estaduais do norte do TO comemoram o Dia da Criança com atividades lúdicas