negando-siqueirismo-sandoval-nega-se-a-si-proprio-e-contribui-para-retirar-siqueira-da-historiaO ex-governador do Tocantins Sandoval Cardoso (SD) foi preso na manhã desta quinta-feira pela Polícia Federal. Outro ex-governador do Estado, José Wilson Siqueira Campos (sem partido), foi alvo de mandado de condução coercitiva. Os dois são investigados pela Operação Ápia, deflagrada hoje que desarticulou esquema que fraudava licitações públicas e execução de contratos celebrados para a terraplanagem e pavimentação asfáltica em diversas rodovias estaduais. A PF também faz buscas na Secretaria de Infraestrutura do TO (Seinfra).

Os dois foram governadores do Tocantins entre 2011 a 2014, quando celebraram contrato de financiamento firmado com o Banco do Brasil, objetivando obter recursos do BNDES e captados no exterior no valor de R$ 1,2 bilhão, bem como a concretização de aditivos, contratos de garantia e de liberação dos recursos.

Na decisão judicial que autorizou as ações, o Ministério Público Federal menciona o fato de na eleição de 2014,  José Wilson Siqueira Campos ter renunciado ao governo para eleger o filho, Eduardo Siqueira Campos, deputado estadual. A campanha deste último teria se beneficiado de doações eleitorais das empresas investigadas na Operação Ápia; assim como as candidaturas de Sandoval e de Eduardo  Gomes, que disputaram, sem sucesso, no mesmo ano para governador e senador. Eduardo Siqueira Campos foi eleito e, por ter prerrogativa de foro, não é alvo, neste momento, da operação.(Com informações do Estadão)

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEduardo Siqueira afirma que viagem de Musafir a Londres é inoportuna e configura omissão em meio à crise
Próximo artigoAraguaína: crianças são contagiadas com alegria e diversão em ação do HDT/UFT