Greve continua
Greve continua
Greve continua

Em reunião ocorrida na noite da última segunda-feira, 24 de outubro, os Sindicatos que integram o Movimento de União dos Servidores Públicos Civis e Militares do Estado do Tocantins (MUSME-TO) rechaçaram a atitude do Governador Marcelo Miranda e sua equipe em encerrar as tratativas de negociação com os grevistas. Na última segunda-feira, o Governo do Tocantins entregou às entidades sindicais um ofício no qual afirma não ter condições legais e financeiras para atender as reivindicações dos servidores públicos e considerou esgotadas as tratativas relacionadas ao implemento da data-base.

Os sindicalistas tinham reunião de negociação agendada com o Governo para as 16 horas do dia 24. No entanto, a reunião não aconteceu e após os presidentes permanecerem quase três horas esperando uma resposta, o secretário da Comunicação Social, Rogério Silva, apareceu com um ofício em mãos e entregou aos Sindicatos. No documento, além de sinalizar o trancamento da negociação, o Governo trouxe novamente a proposta de parcelar o índice da data-base 2016 em três vezes: 1) Pagamento de 2%, em janeiro de 2017; 2) Pagamento de 2%, em maio de 2017; 3) Pagamento de 5,83%, em outubro de 2017; 3) Pagamento do passivo da data-base de 2015 no exercício de 2017; 4) Redução da jornada de trabalho para 06 horas diárias corridas (30 horas semanais).

Além de rechaçar o trancamento da negociação, o MUSME-TO definiu que a greve continuará por tempo indeterminado e somente as deliberações dos servidores poderão encerrá-la.

Outra decisão do MUSME-TO é questionar os pontos que não foram contemplados na proposta. “O Governo terá que nos detalhar melhor essa proposta e trazer alguma novidade sobre o retroativo do ano de 2016, pois não dá simplesmente para esquecer esses valores. O servidor não vai aceitar mais um calote”, argumentaram os presidentes.

Também não foi contemplada na proposta a diferença mensal do parcelamento do índice de 9,8307% até que se implemente a última parcela, ou seja: a diferença dos valores da parcela gerada entre janeiro e outubro de 2017. “Não aceitamos trancar a negociação e não vamos ceder! Vamos procurar novamente o Comitê Gestor para buscar os esclarecimentos pertinentes sobre a proposta e vamos lutar pelo direito do servidor”, concluíram os presidentes.

REUNIÃO NA AL

Na manhã desta terça-feira, 25, o MUSME-TO esteve na Assembleia Legislativa e conseguiu se reunir com os deputados estaduais. Na ocasião, os Sindicatos solicitaram a intervenção dos deputados Osires Damaso e Valderez Castelo Branco, no sentido de facilitar o diálogo com o Governo e reabrir a negociação da data-base com os grevistas.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorOdebrecht Saneatins entra na mira da lava jato, planilhas revelam esquemas
Próximo artigoGrevistas realizam ação solidária em Araguaína