De 18 a 20 de outubro será realizada a II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Integrada do Município de Gurupi, uma ação do governo municipal em parceria com as Instituições de Ensino Superior de Gurupi e região, Governo do Estado (Agetec) e Sebrae. O evento é aberto gratuitamente para toda a comunidade e irá abordar o tema “Ciência alimentando o Brasil”.

A abertura está marcada para amanhã, 18, às 09, no anfiteatro da UFT, com a presença do Prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, reitores do Centro Universitário UnirG, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), e outras autoridades.

Na ocasião serão apresentados os resultados parciais do programa Inova Gurupi e o lançamento dos editais das incubadoras de empresas Inovo (UnirG) e Habite (UFT).

Ainda durante a manhã será proferida a palestra “Caminhos e desafios para a pesquisa científica agropecuária no Brasil”, pelo Dr. José Geraldo Mageste, da Universidade Federal de Uberlância – MG. Para os professores das Instituições de Ensino Superior será ofertado o I Curso de Educação Empreendedora, das 08 às 12h.

A segunda edição da Semana Integrada de Ciência e Tecnologia Integrada do Município de Gurupi será conduzida pelo Projeto InovaGurupi como uma atividade para consolidar a rede de parceria estabelecida no Município em favor do fortalecimento do Sistema Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo.

“Esta é uma ação com foco em tornar o governo local mais efetivo em suas políticas públicas, otimizar o potencial das instituições e elevar o nível de escolaridade da população para promoção do desenvolvimento local”, frisa o coordenador do Inova Gurupi, Dr. Eduardo Lemus.  

O evento é uma atividade alinhada com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo ações que congregam as instituições a fim divulgarem atividades científicas desenvolvidas na graduação e pós-graduação em Gurupi.

As atividades são diversificadas e acolhem as áreas do conhecimento dos 23 cursos ofertados atualmente pelo Centro Universitário UnirG, IFTO e UFT em Gurupi. As atividades possibilitarão o conhecimento da população sobre pesquisas, desenvolvidas nas instituições de ensino, e suas funções sociais.

A programação inclui seminários, mostras científicas, exposições, palestras, mini-cursos, espaços de letramento infantil e eventos culturais.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGrevistas votam pela continuação da greve e querem impeachment do Governador Marcelo Miranda
Próximo artigoForagido da justiça do Pará é preso pela Polícia Civil do Tocantins em Araguatins