O Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Ernesto Barros, em Colinas, desenvolve durante todo o ano letivo o Projeto Escola Sustentável. Implantado no início deste ano, a ação objetiva trabalhar com os 394 alunos do 2º ao 9º ano do ensino fundamental a consciência social, reaproveitando materiais que iriam para o lixo.

Coordenadas pelas professoras Marleide Maria Silva e Belcholina Tavares, as diversas ações envolvem toda a comunidade escolar. Os estudantes reaproveitam garrafas pets, material adquirido entre familiares, vizinhos e comerciantes, pneus recicláveis para jardinagem, realizam oficinas de confecção de biscuit, potes de embalagens, e criam produtos como sofás recicláveis, puffs, dentre outros.

“O envolvimento dos alunos na realização das atividades é contagiante, essas ações transformam o meio onde vivem. Na escola, foi notória a mudança no comportamento dos estudantes em relação aos produtos que podem ser transformados por meio da reciclagem. É prazeroso contemplar cada ação realizada no ambiente escolar, pois tudo isso é fruto de um trabalho em equipe”, ressaltou a diretora da unidade escolar, Maria José da Costa.

Para a professora de arte, Marleide Maria Silva, este trabalho “mostra aos alunos a importância da reciclagem para o meio ambiente com foco na sustentabilidade, pois essas ações refletem dentro e fora do ambiente escolar”.

Letícia Yasmim de Sousa, do 7º ano, garante que o projeto tem proporcionado experiências incríveis. “Para mim foi uma coisa nova, porque em todas as escolas que eu estudava nunca tinha feito um trabalho assim, por isso estou gostando muito”, finalizou a estudante.

Durante todo o ano são realizadas várias atividades com esses produtos, como serviços de jardinagem, horta e datas comemorativas, de acordo com a necessidade da unidade escolar, além de se estender a eventos sociais, por meio de locações para casamentos, formaturas, aniversários, congressos e outros. Tornando-se referência em espaço, clima e harmonia com a natureza.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPGJ recebe visita do presidente eleito da AL do Tocantins
Próximo artigoHomem é alvejado com oito tiros dentro da própria casa em Araguaína