Recolhimento de embalagens de agrotóxicos
Recolhimento de embalagens de agrotóxicos
Recolhimento de embalagens de agrotóxicos

Uma ação de recebimento itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos, promovida pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) e a prefeitura municipal de Santa Fé do Araguaia, norte do estado, recolheu nesta quarta-feira, 26, 314 embalagens de pequenos e médios produtores rurais do município.

Na avaliação do supervisor técnico da área vegetal de Araguaína, José Carlos Reis, o resultado foi bastante positivo, pois envolveu 22 pequenos e médios agricultores. “Esta foi a primeira vez que este tipo de ação foi realizada em Santa Fé. Avaliamos que o resultado foi positivo, porque além da quantidade de embalagens vazias de agrotóxicos que foram devolvidas realizamos, durante duas semanas, um intenso trabalho de conscientização junto aos produtores rurais, estudantes e a comunidade em geral sobre os riscos de contaminação que estas embalagens podem causar e sobre o uso correto e seguro dos produtos”, disse José Carlos.

O presidente da Adapec, Humberto Camelo, destacou a importância do projeto para a retirada desse passivo do campo. “O recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos está consolidado no Tocantins. É mais uma possibilidade do pequeno e médio produtor rural devolver suas embalagens e contribuir para a conservação do meio ambiente. Só este ano, realizamos 11 ações como esta em diferentes municípios e contemplamos todas as regiões do estado”, ressaltou o presidente.

As embalagens recebidas durante a ação foram encaminhadas para a central de Pedro Afonso, onde serão separadas por tipo de material e seguirão para o destino final adequado.

Normas

O agricultor tem o prazo de um ano para devolver os recipientes vazios, podendo ainda ser prorrogado por mais seis meses, caso não tiver utilizado todo o produto. Vale lembrar que a não devolução dos recipientes implicará em sanções conforme a legislação estadual.  O Tocantins conta com unidades de recebimento nos municípios de Tocantinópolis, Colinas, Araguaína, Lagoa da Confusão, Pedro Afonso, Silvanópolis e Gurupi.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAlunos fazem palestra sobre prevenção ao câncer de mama em Tocantinópolis
Próximo artigoPrefeitura de Guaraí é multada em mais de R$ 1milhão