“Uma das melhores sessões que já assisti nesta casa”, disse deputado

 

“Uma das melhores sessões que já assisti nesta casa”, disse deputado
“Uma das melhores sessões que já assisti nesta casa”, disse deputado

Requerida pela deputada Valderez Castelo Branco (PP), a Assembleia realizou na tarde desta quinta-feira, dia 1°, sessão solene em comemoração ao Dia Internacional do Idoso. O evento ocorreu simultaneamente ao XIV Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior realizado em Palmas pela Universidade da Maturidade (UMA), entidade ligada à Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Emocionada no início de seu discurso, Valderez falou sobre a importância de valorizar e respeitar as pessoas na terceira idade. “Todos nós envelhecemos. Nem todos tem a oportunidade de viver a velhice recebendo carinho, amizade, atenção, paciência, cuidados, e políticas públicas, conviver em família e em comunidade. Os idosos sejam eles nossos parentes, amigos, vizinhos ou simplesmente conhecidos, todos precisam do nosso carinho, afeto, reconhecimento e, sobretudo, cuidado”, declarou.

A parlamentar também destacou em sua fala o trabalho desenvolvido pela UMA, uma das homenageadas. De acordo com a deputada, trabalhos como o desenvolvido pela equipe da Universidade da Maturidade motivam as pessoas e fazem com que seus objetivos sejam renovados a cada dia. “Sabemos que a UMA proporciona ao idoso, que na sua juventude ou na idade adulta não pode estudar, a oportunidade de aprender. É um espaço de convivência social de aquisição de novos conhecimentos voltados para o envelhecer sadio e digno e, sobretudo, na tomada de consciência da importância de participação do idoso na sociedade enquanto sujeito histórico”, disse.

Valderez falou ainda sobre o Estatuto do Idoso, que, na sua atualidade, não é cumprido integralmente. Segundo ela, isso pode ser constatado pelos idosos que ainda estão abandonados por suas famílias. “O idoso precisa conhecer e cobrar os seus direitos. O importante não é apenas envelhecer, mas ter qualidade de vida”, conclamou.

Para o vice-coordenador da UMA, Luiz Sinésio da Silva Neto, nenhum país dispõe de políticas públicas adequadas para a terceira idade. ”A longevidade é um bem, mas a valorização da juventude virou estilo de vida”.

A Sessão

O clima da cerimônia foi de festa com apresentação do Coral dos Idosos da UMA, declamação de poesia e também homenagens. Na ocasião dois vídeos emocionaram o público presente. Um deles mostrava a história do trabalho desenvolvido por Valderez em prol dos idosos e outro, do deputado estadual Vilmar do Detran (SD), que mostrava um neto cantando com sua avó. O deputado elogiou Valderez pela organização da Solenidade e destacou que  a Sessão Solene foi uma das melhores já vista por ele na AL. “Parabéns Valderez por mais uma vez apresentar um belíssimo requerimento, por mais esta sessão, uma das melhores sessões que já assisti nesta casa”, afirmou.

Homenageados

Receberam honrarias durante a Sessão a Professora Neila Barbosa Osório, Maria Margareth Silva Sousa, Charles Ferreira, Jaqueline Delgado, Domingas Monteiro, Maria José Pereira de Sousa e Jurema Pozzebom, Luiz Sinézio Silva Neto e Antônia Salazar de Freitas.  Todos os homenageados possuem trabalho desenvolvido pelos idosos do Estado.

Também compareceram os deputados Eli Borges (PMDB), Valdemar Júnior (PSD), Wanderlei Barbosa (SD), Vilmar de Oliveira (SD), Amália Santana (PT), Ricardo Ayres (PSB), Elenil da Penha (PMDB), a secretária Estadual do Trabalho e Assistência Social, Tenente Coronel Patrícia, representando o governador, Marcelo Miranda (PMDB), a secretária estadual de Defesa e Proteção Social, Gleidy Braga Ribeiro, o vereador de Araguaína, Terciliano Gomes, o vereador de Araguaína, Cosme Jamaica, o reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Márcio da Silveira, e o defensor público Freddy Alejandro.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPrefeitura de Araguaína informa produtores sobre prazos do Programa Compra Direta
Próximo artigoAções do Sebrae mobilizam empresários de todo o estado para “dia D”