Criado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) para promover a saúde da mulher através do diagnóstico do câncer do colo do útero em comunidades carentes, o programa Útero é Vida tem conseguido alcançar marcas importantes de atendimento em todo o país. E no Outubro Rosa, mês em que é realizada uma forte campanha de conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama, o SENAR destaca o trabalho social que têm realizado contra esta doença através de palestras, bem como exames preventivos contra o câncer do colo do útero em todo o Estado.

No Tocantins, o programa chega aos lugares mais distantes dos grandes centros, como toda a zona rural, assentamentos, comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas. Para se ter uma ideia do alcance social do programa, somente de 2010 a setembro deste ano já foram realizados 24.092 atendimentos no programa Útero é Vida em 99 municípios tocantinenses.

Em parceria com os Sindicatos Rurais, prefeituras e secretarias municipais de saúde, o programa Útero é Vida mobiliza um grande número de mulheres, que além do exame preventivo papanicolau, participam de palestras educativas, espaço de beleza, atividades recreativas para as crianças e outras ações de melhoria da qualidade de vida.

De acordo com a responsável pelo programa no SENAR Brasil, Leilane Lopes Ribeiro Oliveira, a maior contribuição do programa para mulheres é difundir a importância do exame preventivo do câncer uterino, a quebra de tabu e de preconceitos, enfim os cuidados com a saúde.

A superintendente do SENAR Tocantins, Rayley Luzza, reitera a importância do programa Útero é Vida para abordar o tema de forma mais leve, uma vez que a prioridade do programa é alcançar mulheres que têm maiores dificuldades de acesso a ações de saúde preventiva e informações sobre a doença.

“O SENAR Tocantins dispõe de uma unidade móvel do Útero é Vida, que facilita bastante que nossos profissionais cheguem em lugares mais distantes. É bastante satisfatório perceber que ações de saúde como esta podem mudar a vida de uma família inteira, aumentando a auto estima da mulher e assegurando atendimentos básicos de saúde”, assegura a superintendente.

Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que o câncer do colo do útero é, depois do câncer de mama, o que mais mata a população feminina no Brasil. A abordagem mais efetiva para o controle do câncer do colo do útero é o diagnóstico precoce por meio do exame citopatológico.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGoverno discute impacto das mudanças climáticas na produção agrícola tocantinense
Próximo artigoMarido morre nos braços da mulher após fazer sexo e artéria do coração estourar