350A cerimônia de lançamento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC-2015) reuniu, na manhã desta quinta-feira, 8, na Faculdade Católica do Tocantins, todos os parceiros da Agência Tocantinense de Ciência, Tecnologia e Inovação (Agetec) para divulgação de suas programações que serão desenvolvidas durante a SNTC-2015 no Estado. O evento também contou com a participação de representantes de órgãos estaduais e municipais, além de instituições de ensino, autoridades, professores, acadêmicos, e servidores da Agetec.

Na oportunidade, o presidente da Agetec, George Brito, em nome do governador, Marcelo Miranda, agradeceu pela presença e pelo empenho dos parceiros para celebrar o lançamento da SNTC-2015, destacando que, por meio das parceiras, será possível democratizar e fortalecer a ciência, a extensão, a iniciação, a pesquisa e as inovações tecnológicas para o desenvolvimento do Tocantins.  Ele disse ainda que o evento tem como propósito a socialização das experiências na pesquisa e extensão de docentes e discentes de diversas instituições de ensino, como também promover o debate no campo da ciência.

“Esse é o momento de mostrar que o Tocantins tem potencial científico e grandes ideias, que ajudam a transformar crises em grandes soluções por meio da ciência. Os resultados já podem ser vistos aqui com as engenharias desenvolvidas pelos alunos desta instituição [a Faculdade Católica]. É uma luz que surge a partir de ideias brilhantes”, considerou o presidente, ressaltando que as atividades para SNTC-2015 vão ocorrer em diversas instituições de todo o Estado.

Para o reitor da Católica, padre José Romualdo Degasperi, a SNTC é um evento importante para a região e o País, por incentivar e apresentar as experiências realizadas a partir da junção de teoria e prática na construção de equipamentos e máquinas, demonstrando que é possível inovar e atender às necessidades da sociedade.

“É de fundamental importância, a parceria entre Estado, instituições de ensino e o setor empresarial para incentivar a produção científica, com  profissionais capacitados e motivados, visando à inovação  para se alcançar o desenvolvimento”, disse o reitor.

Durante o evento, os alunos dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção aproveitaram para divulgar suas invenções, que serão expostas na SNTC-2015.  As invenções foram construídas a partir de materiais recicláveis, a exemplo de protótipos de carrinhos de rolimã, braços hidráulicos, foguetes produzidos com garrafas pet, dentre outros, que farão parte de competições organizadas durante todo o evento.

Para o professor e orientador, Luciano Araújo, os projetos foram desenvolvidos pelos alunos por meio de iniciativas empreendedoras e têm com objetivo trabalhar as metodologias ativas denvolvendo os alunos com o casamento entre teoria, prática e habilidades empreendedoras.

SNTC-2015

Segundo o acadêmico do curso de Engenharia Elétrica, Mateus de Oliveira, 20 anos, a SNTC-2015 é uma oportunidade para mostrar a produção científica à sociedade. “Essa é uma chance que temos para apresentar nossos conhecimentos adquiridos durante a faculdade, o que nos dá mais segurança e uma melhor preparação para o futuro, uma vez que vamos trabalhar com a criação e a reconstrução, além de incentivar outros acadêmicos a buscarem sempre a inovação”, afirmou.

Com o tema Luz, Ciência e Vida, a 12ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), ocorrerá de 19 a 22 de outubro, na Facto. Nesse período, a Semana terá programação especial em diversas instituições de ensino em todo Estado, que desenvolverão atividades voltadas à divulgação científica e ao desenvolvimento tecnológico.

O tema escolhido para esta edição baseia-se na decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz, com objetivo de celebrá-la como matéria da ciência e do desenvolvimento.

A semana é promovida pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação que, por meio das instituições parceiras, visa à popularização da ciência no País. No ano passado, a SNCT aconteceu em 905 cidades brasileiras, com eventos organizados por mais de 1.000 instituições.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorHomem assalta comércio em Araguatins usando uma faca, mas acaba preso
Próximo artigoInscrições abertas para fiscais do vestibular da UnirG