350A cerimônia de lançamento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC-2015) reuniu, na manhã desta quinta-feira, 8, na Faculdade Católica do Tocantins, todos os parceiros da Agência Tocantinense de Ciência, Tecnologia e Inovação (Agetec) para divulgação de suas programações que serão desenvolvidas durante a SNTC-2015 no Estado. O evento também contou com a participação de representantes de órgãos estaduais e municipais, além de instituições de ensino, autoridades, professores, acadêmicos, e servidores da Agetec.

Na oportunidade, o presidente da Agetec, George Brito, em nome do governador, Marcelo Miranda, agradeceu pela presença e pelo empenho dos parceiros para celebrar o lançamento da SNTC-2015, destacando que, por meio das parceiras, será possível democratizar e fortalecer a ciência, a extensão, a iniciação, a pesquisa e as inovações tecnológicas para o desenvolvimento do Tocantins.  Ele disse ainda que o evento tem como propósito a socialização das experiências na pesquisa e extensão de docentes e discentes de diversas instituições de ensino, como também promover o debate no campo da ciência.

“Esse é o momento de mostrar que o Tocantins tem potencial científico e grandes ideias, que ajudam a transformar crises em grandes soluções por meio da ciência. Os resultados já podem ser vistos aqui com as engenharias desenvolvidas pelos alunos desta instituição [a Faculdade Católica]. É uma luz que surge a partir de ideias brilhantes”, considerou o presidente, ressaltando que as atividades para SNTC-2015 vão ocorrer em diversas instituições de todo o Estado.

Para o reitor da Católica, padre José Romualdo Degasperi, a SNTC é um evento importante para a região e o País, por incentivar e apresentar as experiências realizadas a partir da junção de teoria e prática na construção de equipamentos e máquinas, demonstrando que é possível inovar e atender às necessidades da sociedade.

“É de fundamental importância, a parceria entre Estado, instituições de ensino e o setor empresarial para incentivar a produção científica, com  profissionais capacitados e motivados, visando à inovação  para se alcançar o desenvolvimento”, disse o reitor.

Durante o evento, os alunos dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção aproveitaram para divulgar suas invenções, que serão expostas na SNTC-2015.  As invenções foram construídas a partir de materiais recicláveis, a exemplo de protótipos de carrinhos de rolimã, braços hidráulicos, foguetes produzidos com garrafas pet, dentre outros, que farão parte de competições organizadas durante todo o evento.

Para o professor e orientador, Luciano Araújo, os projetos foram desenvolvidos pelos alunos por meio de iniciativas empreendedoras e têm com objetivo trabalhar as metodologias ativas denvolvendo os alunos com o casamento entre teoria, prática e habilidades empreendedoras.

SNTC-2015

Segundo o acadêmico do curso de Engenharia Elétrica, Mateus de Oliveira, 20 anos, a SNTC-2015 é uma oportunidade para mostrar a produção científica à sociedade. “Essa é uma chance que temos para apresentar nossos conhecimentos adquiridos durante a faculdade, o que nos dá mais segurança e uma melhor preparação para o futuro, uma vez que vamos trabalhar com a criação e a reconstrução, além de incentivar outros acadêmicos a buscarem sempre a inovação”, afirmou.

Com o tema Luz, Ciência e Vida, a 12ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), ocorrerá de 19 a 22 de outubro, na Facto. Nesse período, a Semana terá programação especial em diversas instituições de ensino em todo Estado, que desenvolverão atividades voltadas à divulgação científica e ao desenvolvimento tecnológico.

O tema escolhido para esta edição baseia-se na decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz, com objetivo de celebrá-la como matéria da ciência e do desenvolvimento.

A semana é promovida pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação que, por meio das instituições parceiras, visa à popularização da ciência no País. No ano passado, a SNCT aconteceu em 905 cidades brasileiras, com eventos organizados por mais de 1.000 instituições.

Compartilhar

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: jornalismo@nortedotocantins.com.br que iremos analisar.