Selecionados para trabalhar no terminal da VLI no Tocantins estão recebendo qualificação profissional

 

 

Selecionados para trabalhar no terminal da VLI no Tocantins estão recebendo qualificação profissional
Selecionados para trabalhar no terminal da VLI no Tocantins estão recebendo qualificação profissional

Parceria firmada entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), a VLI – Valor da Logística Integrada, a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto) e a Universidade Anhanguera (polo de Palmas) vai resultar na qualificação profissional dos colaboradores que irão trabalhar no terminal integrado da VLI – que está sendo construído em Luzimangues, distrito de Porto Nacional, próximo a Palmas. O curso teve início no último dia 16 e se estende até 18 de dezembro.

A turma atual é composta por 46 profissionais selecionados, que exercerão funções nos setores de operação, manutenção e escritório no período inicial da entrada em operação do terminal, prevista para janeiro próximo, número que deverá aumentar com as atividades do terminal. “Essa é a quantidade inicial de profissionais, mas nossa meta é alcançar 71 contratações diretas até o mês de março de 2016”, informa a supervisora de Gestão Integrada da VLI, Daiane Lopes de Souza.

Ela acrescenta que além desses empregos diretos, serão gerados mais 105 indiretos por meio das empresas contratadas pela VLI. “Todo o pessoal é basicamente de Palmas, Porto Nacional e região”, informa a supervisora. Daiane diz ainda que a VLI enxerga no Tocantins um grande potencial de crescimento e, por isso, o Terminal Integrador Porto Nacional tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento do Estado com uma infraestrutura logística eficiente. “O Tocantins faz parte da rota de crescimento da VLI”, afirma.

A gerente de Capacitação de Empreendedores e à Exportação da Sedetur, Andréia Teles, articuladora da parceria, disse que a ação vem ao encontro das diretrizes da política de desenvolvimento econômico do Estado, de incentivar as empresas a captarem sua mão-de-obra localmente. “Foi pensando nisso que a Sedetur buscou o apoio da Fieto e da Universidade para garantir que a VLI tivesse espaço para promover a qualificação dos profissionais selecionados”, explica.

Para a coordenadora acadêmica da Universidade Anhanguera em Palmas, Sebastiana Bandeira, a parceria que disponibiliza o espaço da instituição para a primeira fase do curso confirma sua política de responsabilidade social e valorização do capital humano. “É uma contribuição que nos fortalece enquanto instituição de ensino superior preocupada com a valorização do ser humano. E ver nossos ex-alunos sendo selecionados e recebendo o treinamento mostra que estamos no caminho certo”, afirma a coordenadora, informando que alguns dos treinandos são oriundos dos cursos de Logística e Administração da universidade.

Os profissionais inicialmente contratados são, na maioria, técnicos em eletricidade, mecânica e eletromecânica, além de engenheiros, administradores de empresas e contadores.

Terminal

O Terminal Integrador Porto Nacional  é direcionado ao armazenamento e transporte de grãos – soja, milho e farelo – produzidos na região do Matopiba (que engloba o Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) até o Porto de Itaqui, no Maranhão. Terá três células de armazenamento, com capacidade de 20 mil toneladas cada uma, perfazendo a capacidade estática de 60 mil toneladas. O recebimento rodoviário será de 1 mil toneladas/hora, a expedição ferroviária de 1,8 mil toneladas/hora e capacidade de carregar 80 vagões a cada cinco horas.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCom R$ 26 milhões aplicados, falta de estrutura e desorganização abala Jogos Mundiais Indígenas em Palmas
Próximo artigoMulher é detida pela PM com 24 pedras de crack em Guaraí