A Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, responsável pela administração do Hospital Municipal de Araguaína (HMA) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) Anatólio Dias Carneiro, encerra, no próximo dia 31 de outubro, sua gestão no município, ao final do contrato firmado com a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde. Ao longo de seis anos de atuação, a entidade estabeleceu a sua marca de compromisso com a sociedade, realizando melhorias em todos os setores, para prestar serviços com rapidez e excelência à população. Nesse período, foram cerca de dois milhões de atendimentos.

O resultado desse esforço mereceu o reconhecimento da Câmara Municipal. Pelos serviços prestados, a entidade recebeu a Moção de Aplausos do Legislativo, uma homenagem aprovada por unanimidade pelos vereadores.

Atendimento

A Pró-Saúde chegou ao município de Araguaína em 2009, para administrar o Hospital Municipal (HMA) e o Ambulatório Municipal de Especialidades. Em novembro de 2011, também assumiu a gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Anatólio Dias Carneiro.

Somente no HMA e no Ambulatório, foram 941.339 mil atendimentos/procedimentos. Na UPA 24h, desde sua abertura, foram 1.048.700 atendimentos/procedimentos.

Dentre os destaques na atuação da Pró-Saúde em Tocantins, podemos citar os trabalhos realizados na área de oftalmologia, a política de captação profissional, o trabalho de educação em saúde, a implantação de uma Unidade de Estabilização, montada no Hospital Municipal, e o trabalho do Centro Cirúrgico nas intervenções de emergência, nas áreas infantil e neurológica.

Hoje, a Pró-Saúde atua com 390 profissionais contratados, em regime de CLT, e 60 médicos, para garantir a qualidade dos atendimentos prestados.

Como reconhecimento à sua atuação em prol da comunidade, em 2013, a Pró-Saúde recebeu o prêmio concedido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho e da Assistência Social, como instituição “Amiga do Trabalhador”. Foi vencedora na categoria que contempla as organizações que mais contratam pessoas com necessidades especiais, jovens aprendizes e homens e mulheres com mais de 40 anos. As contratações foram para o Hospital Municipal de Araguaína (HMA), a Unidade de Pronto-Atendimento 24h e o Ambulatório Municipal de Especialidades.

Projetos

Durante o seu período de atuação, a Pró-Saúde, visando ao bem-estar, à recuperação dos pacientes e à prevenção, também realizou vários projetos sociais, totalizando 1.700 atendimentos, nas seguintes iniciativas:

  • Implantação da Brinquedoteca
  • Dia D Saúde (Atividades externas voltadas para comunidade)
  • Blitz educativa no trânsito (orientações de saúde).
  • Quartas Encantadas na Brinquedoteca (ações lúdicas para as crianças internadas)
  • Participação no Projeto Prefeitura nos Bairros (consultas e orientações para a comunidade)

As unidades

Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) Anatólio Dias Carneiro

Em funcionamento desde 14 de novembro de 2011, a UPA 24h Anatólio Dias Carneiro está situada no setor Araguaína Sul. Suas portas ficam 24h abertas para atendimento dos casos de urgência e emergência da comunidade.

Hospital Municipal de Araguaína (HMA)

O Hospital Municipal de Araguaína, de baixa e média complexidades na área de Pediatria, tem 55 leitos.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde tem quase cinco décadas de atuação e é uma das maiores entidades filantrópicas de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Presente em 11 estados e 28 municípios, mantém sob sua responsabilidade quase três mil leitos e o trabalho de cerca de 20 mil profissionais, sendo 3,5 mil médicos.

Sua atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor e permite que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros.

A Pró-Saúde é certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da Saúde. A classificação é concedida pelo Ministério da Saúde, reforçando a atuação da entidade no fortalecimento da gestão do SUS, com eficiência e qualidade, ampliando o acesso da população aos serviços médico-hospitalares.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAliança entre Gedeon e Ercílio mostra que eles fazem qualquer coisa pelo poder, diz Ohofugi
Próximo artigoMarcelo Miranda parabeniza tocantinenses por colaborarem com construção do PPA