Joelson Pereira/Foto: Divulgação
Joelson Pereira/Foto: Divulgação
Joelson Pereira/Foto: Divulgação

A Prefeitura de Palmas pediu a prisão do representante legal do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintet) por descumprir a decisão judicial que determinou a suspensão do movimento paredista e por “incitar a paralisação danosa à coletividade”. O Paço ainda solicita a aplicação de multa diária e pessoal de R$ 100 mil.

Apesar de o representante legal do sindicato ser José Roque Santiago, presidente estadual, Joelson Pereira, que preside a diretoria de Palmas da entidade, é quem pode ser detido, já que foi o responsável citado na decisão da desembargadora Jacqueline Adorno, que determinou a suspensão do movimento paredista. Conforme narra a petição do Paço, Santiago não estava em Palmas durante as visitas do oficial de Justiça.

O pedido assinado pelo procurador-geral do Município, Públio Borges, argumenta que Joelson Pereira, mesmo sendo notificado da decisão da desembargadora Jacqueline Adorno – representando legalmente o presidente estadual do Sintet, José Roque Santiago -, tenciona a promover “ato atentatório à população”. A categoria decidiu pela manutenção da greve na manhã dessa terça-feira, 13.

A petição acrescenta que mais de 36 mil crianças estão sendo prejudicadas com a paralisação dos professores, que se encontram sem as instruções formais das aulas e as alimentações diárias. Para a Prefeitura de Palmas, a manutenção da greve gera “insegurança pública e desordem social”. “Além de tentar fazer prevalecer o interesse particular das categorias em detrimento do interesse público”, discorre o procurador geral.

“Tal postura do representante legal do sindicato representa ato atentatório a dignidade da justiça e desafia o comando legal, desde o dia em que tomou ciência da decisão [suspensão da greve] e se manifestou publicamente na imprensa”, acrescentou a petição.

Histórico

A greve dos professores da rede municipal de ensino teve início na quarta-feira, 7. A lista de reivindicações da categoria é extensa, indo da climatização das salas até a retirada de projeto de lei que altera o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da categoria. A pauta do sindicato também prevê o cumprimento integral do PCCR, com destaque ao pagamento das progressões e titularidades, eleição para diretor e o fim da meritocracia.

A categoria ainda requer a revogação do projeto “Salas Integradas”, que teria substituído dois dos três professores que ministravam nas salas dos centros de educação infantil (CMEIs) por monitores. Conforme o sindicato, o programa promove a precarização do ensino público. Ainda é reivindicado: a destinação de 30% do orçamento para a rede municipal de ensino, reajuste a partir do custo-aluno, revisão da modulação e pagamento do abono de um terço de férias.

Paço

Apenas um dia após o início da greve, a Prefeitura de Palmas já obteve a liminar que determina a suspensão do movimento e regulou desconto nos vencimentos em caso de descumprimento. A decisão ainda prevê multa de R$ 1 mil por dia. A Semed já anunciou que cumprirá as punições reguladas pela Justiça.(CT)

Comentários do Facebook
Artigo anterior‘Se eu derrubo Dilma agora, no dia seguinte, vocês me derrubam’, diz Cunha
Próximo artigoPrefeitura de Palmas recua e retira ação que pedia prisão do presidente do Sintet