A revitalização da Praça das Nações segue em ritmo acelerado. Esta semana, os funcionários executam as obras da fonte de água, cujas hastes terão elementos modernos e a água deve sair em jatos das estruturas sobre a fonte. Um dos principais pontos de lazer da população de Araguaína, a praça deve ficar pronta em um prazo de até 70 dias.

O serviço segue em três etapas específicas. Os funcionários já realizaram a remoção do piso antigo, dos bancos e troncos arruinados e também já realizaram a terraplanagem em grande parte da primeira fase da obra. A próxima fase consiste na construção da fonte, bancos e espaços de jardinagem. Esta fase dos serviços prevê a revitalização do Monumento aos Pioneiros e a plantação de dezenas de árvores no local. Por último, será o calçamento da praça. De acordo com a empresa que executa as intervenções no equipamento público localizado no coração da cidade, a obra está 20% concluída.

Comunidade

A nova praça é vista pela população como importante fonte de lazer familiar. Esse é o pensamento do autônomo Claudiomar Alves, que ocupa há 13 anos um ponto comercial no Shopping Popular. Para ele, a nova praça vai aumentar o fluxo de pessoas e melhorar as vendas de artigos populares. “O prefeito está de parabéns por essa obra. Eu não deixava meus filhos frequentarem a praça. Agora, quando ela estiver pronta, deixarei eles brincarem nela”, comentou o autônomo.

Para o vendedor de milho assado Adejacir Pereira, a obra vai mudar a cara do centro da cidade e será um ponto de encontro de toda a população araguainense. “A revitalização era necessária e esperada há muitos anos. Era na verdade um sonho de todos nós”, disse Pereira, com sorriso largo.

Recursos

A obra completa está orçada em quase R$ 1 milhão, com recursos do Governo Federal, via Ministério das Cidades, e contrapartida do Município de R$ 52 mil, além da execução dos projetos. Os recursos para implantação da Praça das Nações são oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Eduardo Gomes.

Atendendo a demanda por lazer na cidade de Araguaína, a revitalização da Praça das Nações prevê a construção de uma fonte, novos quiosques, a transferência das árvores de um viveiro e muita grama ao invés de calçada cimentada. Terá ainda playground para as crianças, mesas e bancos fixos de concreto, lixeiras para coleta seletiva além de Wi-Fi gratuito num raio de 300 metros. Todo o piso da praça será de concreto intertravado.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCobrança para quem usa o Parque Cesamar para atividade física está em discussão na prefeitura, diz Wanderlei Barbosa
Próximo artigoPastor da Igreja Universal é preso em operação contra fraudes no seguro defeso no Pará