Cidadãos de norte a sul do Tocantins atenderam ao convite do Governo do Estado para as discussões do Plano Plurianual (PPA) dos próximos quatros anos. Após percorrer sete regiões, os encontros chegam ao fim nesta segunda-feira, 19, com a participação dos moradores do centro-oeste do Estado, que se reuniram no município de Lagoa da Confusão. Durante solenidade no Colégio Estadual de Lagoa da Confusão, o governador Marcelo Miranda elogiou a participação da sociedade, que marcou presença e deu importantes contribuições.

“Encerramos hoje essa missão com o sentimento do dever cumprido. Foi muito importante ouvir a todos. Nestes encontros, cada um demonstrou sua convicção e o que ele quer para o seu município. Estamos no caminho ideal para atender às demandas que temos no Estado”, enfatizou o governador ao agradecer a participação da população e o trabalho da equipe de governo. “Esse é mais um exemplo de que a nossa administração será mais próximo do cidadão tocantinense”, afirmou.

Para Neto Lino, prefeito da cidade anfitriã do encontro, o PPA só funciona com a participação de todos os setores, ouvindo as necessidades de cada município e região. “Fazer o PPA ouvindo a todos se pode extrair um documento que vai sintetizar o que realmente é importante para o desenvolvimento da região. Essa discussão perto das bases é fundamental. É uma iniciativa muito importante que faz com que o povo tenha voz”, ressaltou.

O secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, David Torres, lembrou que este é o último encontro regional. “Teremos outros encontros, mas só para validação das discussões”, explicou ao reforçar que tudo o que foi discutido nas audiências públicas pode ser acompanhado no site daSecretaria de Estado de Planejamento e Orçamento (Seplan) – www.seplan.to.gov.br/site.

Presente na abertura do encontro, o presidente do Tribunal Contas do Estado, conselheiro Manoel Pires, reforçou o trabalho em conjunto do órgão com o Governo do Estado. “Quando se fala em PPA, em plano estratégico, o Tribunal de Contas vai estar junto. No estudo, na elaboração, e realmente na viabilidade da aplicação dos recursos dentro do que realmente tem que ser implementado. E somente com reuniões dessa natureza, com a sociedade, é que realmente iremos direcionar o recurso público de maneira mais correta e proveitosa”, destacou.

Ações

Na ocasião, o governador falou das ações do Governo na região, como a manutenção das rodovias pavimentadas. O governador citou trechos como o de Nova Rosalândia a Cristalândia, uma extensão de 31 quilômetros, que vem sendo restaurado, restando apenas 10 quilômetros para ser concluído.

PPA

O Plano Plurianual é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo, previsto no Artigo 165 da Constituição Federal, que estabelece as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública para um período de quatro anos. Por meio dessa ferramenta, são levantadas as demandas da população para serem inseridas nas ações e programas do governo para atender à comunidade.

Abrangência

O encontro em Lagoa da Confusão reuniu 19 municípios do centro-oeste: Abreulândia, Aliança do Tocantins, Araguacema, Barrolândia, Caseara, Chapada de Areia, Cristalândia, Crixás do Tocantins, Divinópolis, Dois Irmãos, Dueré, Lagoa da Confusão, Marianópolis, Monte Santo, Nova Rosalândia, Paraíso do Tocantins, Pium, Pugmil e Santa Rita do Tocantins.

Temas

Durante esta segunda-feira, 19, os representantes da região farão discussões em seis eixos temáticos: Desenvolvimento agrícola e meio ambiente; Desenvolvimento regional, urbano e industrial; Segurança, assistência social e direitos humanos; saúde; gestão pública; educação e conhecimento.

Participação

A vice-governadora Claudia Lelis também participou do encontro em Lagoa da Confusão, além do presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Manoel Pires; o defensor Público Geral, Marlon Amorim; o senador Donizeti Nogueira; o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Osires Damaso e os parlamentares Valdemar Júnior e Nilton Franco; o presidente da Associação Tocantinense de Municípios, prefeito de Brasilândia, João Emídio; secretários de Estadoe líderes políticos da região.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPró-Saúde encerra gestão em Araguaína com cerca de dois milhões de atendimentos
Próximo artigoABC Leite promove eventos em Tocantins