Divulgação
Divulgação
Divulgação

O governador Marcelo Miranda dará o pontapé inicial para a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. A solenidade será no domingo, 1º de novembro, a partir das 11hs, no Parque de Exposições Agropecuárias, em Araguaína, região norte do Estado. Após o lançamento acontecerá o 4º Leilão Pecuária Solidária, que deve reunir 800 pessoas e terá transmissão ao vivo do Agrocanal.

De acordo com o presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Humberto Camelo, é uma satisfação juntar dois grandes eventos interligando a garantia da sanidade animal com uma importante ação de responsabilidade social. “Será uma oportunidade de conclamamos os produtores rurais para conscientização de preservar o status sanitário livre da doença. Além disso, participarmos de uma causa nobre, que é o Projeto Pecuária Solidária”, destaca.

Campanha

A segunda etapa da campanha antiaftosa ocorrerá do dia 1º ao dia 30 de novembro, com a expectativa de vacinar aproximadamente quatro milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos) com até 24 meses de idade, declarados em maio. O Tocantins conta com mais de oito milhões de bovídeos.

Na ultima etapa da campanha realizada em maio deste ano, o índice vacinal alcançou 99,26% do rebanho, um índice bem acima da meta estipulada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “O Tocantins está há 18 anos livre de febre aftosa com vacinação, este patamar atrai investidores e impulsiona a economia”, ressalta o presidente da Adapec acrescentando que o Tocantins está habilitado a exportar carnes, produtos e subprodutos pra mais de 130 países.

Sanções

A vacinação é obrigatória e o produtor rural tem até 10 dias, após a compra da vacina, para comprovar o ato na Adapec. Caso contrário poderá ser multado em R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada. Vale lembrar que mesmo os produtores que não têm animais em idade vacinal devem procurar a Agência para atualização cadastral de todo o rebanho da propriedade rural.

Comentários do Facebook
Artigo anterior2015: um ano difícil para o servidor público
Próximo artigoAtaídes Oliveira participa de reunião no TCU e reforça importância da Fiol