Um ambiente acolhedor, calmo, seguro e bem equipado. Assim é a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) do Hospital Dom Orione. O setor, que nesta quarta-feira, 19, completa 21 anos, é responsável pela recuperação de recém-nascidos de alto risco. Com infraestrutura moderna e equipe multiprofissional especializada, a unidade proporciona um tratamento de alta qualidade para os bebês.

A UTI Neonatal do Hospital Dom Orione conta com 20 leitos, sendo 18 destinados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Por ano, são admitidos em média 800 bebês. Destes, cerca de 70% são internados em função da prematuridade. “O parto prematuro pode gerar complicações para o bebê”, esclarece o coordenador da unidade, pediatra e neonatologista, Moisés da Cunha Filho.

Bebês que apresentam algum tipo de problema ao nascerem, como dificuldades respiratórias, problemas cardíacos, dentre outros, também são atendidos pela unidade. Dr. Moisés explica que a UTI Neonatal é o ambiente ideal para a recuperação dos recém-nascidos. “O tratamento intensivo é fundamental para reverter o quadro clínico”, explicou.

Reconhecida pelo modelo de atendimento humanizado, a UTI Neonatal permite e incentiva o acesso dos pais no setor, para terem contato direto com seu filho. Os pais recebem ainda assistência psicológica durante o período de internação do bebê.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMoradores de Tocantínia são beneficiados com atendimento oftalmológico gratuito
Próximo artigoAjuste fiscal iniciado por Carlesse vai recuperar poder de investimento do Estado