O sorriso do pequeno Arthur, de dois anos, representa a alegria que é para as crianças internadas no Hospital Municipal de Araguaína Dr. Eduardo Medrado (HMA) poder aproveitar a Brinquedoteca da unidade, em funcionamento há seis anos.

E para garantir esta felicidade para todos os pacientes, o Instituto Saúde e Cidadania – ISAC, responsável pela gestão do HMA, lançou mais uma edição da campanha de Arrecadação de Brinquedos para o Dia das Crianças.

As doações poderão ser feitas até o dia 10 de outubro na recepção do HMA, na Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas do Araguaína Sul e no do Ambulatório Municipal de Especialidades (AME), que funciona no Centro Universitário UNITPAC.

Parte dos brinquedos arrecadados integrará o acervo da Brinquedoteca e os outros serão entregues aos pacientes. A restrição para doações são os brinquedos de pelúcia, para evitar qualquer infecção.

“Quando somamos esforços e abraçamos uma causa, ampliamos a nossa responsabilidade de transformar a realidade. A campanha de arrecadação de brinquedos já é tradição no HMA e nosso objetivo é despertar a solidariedade nas pessoas e levar um pouco mais de alegria e diversão para as crianças internadas”, ressalta Síntia Barros, Analista do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS)

Doutores da Alegria

 A Liga Araguainense de Palhaçoterapia (LAPA) participou do lançamento da campanha para incentivar ainda mais os doadores. Há cinco anos, a LAPA é parceira do HMA. Os 15 membros do grupo são acadêmicos de Enfermagem e Medicina do UNITPAC que, de forma criativa, deixam uma mensagem de alegria às crianças internadas.

 “Tentamos trazer um pouco de distração aos pacientes, o que ajuda muito na recuperação delas. No ambiente do hospital, a criança fica mais assustada, por isso levamos alegria.”, afirma a presidente da LAPA, Nathália Frederico.

Brincar ajuda

A Brinquedoteca é um espaço para que os pacientes possam se distrair das rotinas hospitalares. Em média, diversas crianças usufruem diariamente dos brinquedos e das brincadeiras promovidas pela equipe do hospital

Para Ana Patrícia Pereira, mãe do paciente Arthur, a Brinquedoteca é tão essencial quanto os tratamentos tradicionais. “É muito bom estar aqui com meu filho, sair um pouco da rotina da internação. Meu filho adorou”, destaca.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorTO conquista ouro no voleibol e no handebol na regional de Manaus dos Jogos Escolares da Juventude
Próximo artigoAgora candidatos só podem ser presos em flagrante