Wanderlei Barbosa e Mauro Carlesse
Wanderlei Barbosa e Mauro Carlesse

O eleitor tocantinense deve decidir quem será o próximo governador e vice já no primeiro turno, no último mês de junho o Tocantins teve a eleição suplementar, com primeiro e segundo turno. A eleição foi determinada pela justiça eleitoral após o ex-governador Marcelo Miranda ser cassado pela segunda vez.

Na intenção de evitar gastos com tanta eleição, o eleitor do Tocantins está decidido para resolver já no primeiro turno, isso é o que aponta as pesquisas de intenção de voto.

A segunda rodada da pesquisa Fieto/Vetor divulgada nesta sexta-feira, 21, confirma o crescimento de Mauro Carlesse (PHS), único candidato que subiu a 49% da intenção de votos na pesquisa estimulada. Em comparação com a primeira rodada da pesquisa Fieto/Vetor, divulgada em agosto, Carlesse subiu 5 pontos percentuais (tinha 44 e foi a 49).

O candidato do PSB, Carlos Amastha tinha 26% na primeira rodada em agosto e caiu quatro pontos, estando agora com 22%. O candidato da Rede, Marlon Reis tinha 10%, perdeu dois pontos, e agora tem 8%. O candidato do PSL, Cesar Simoni, tinha 1% e manteve o índice, enquanto a candidata do PSOL, Bernadete Aparecida, tinha 1% na primeira rodada e agora não pontuou.

Considerando apenas os votos válidos da pesquisa Fieto/Vetor, Mauro Carlesse chega a 61% e confirma a vitória do atual Governador já no primeiro turno. Em votos válidos, Carlos Amastha teria 27%, Marlon Reis teria 10%, enquanto Simoni e Bernadete teriam 1% cada.

A segunda rodada da pesquisa Fieto/Vetor foi divulgada nesta sexta-feira, 21. O intervalo de confiança é de 95% e margem de erro máximo estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. 02589/2018 é o registro da pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO). Foram ouvidos mil eleitores dentre 16 e 19 de setembro.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorHomem é preso em Araguaína com arma timbrada com brasão da PM de São Paulo
Próximo artigoAmastha se incomoda com obras do governo de Carlesse e pede na justiça retirada de placas