A Assembleia Legislativa realizou sessão solene, na manhã desta terça-feira, 19, em comemoração aos 25 anos da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) no Estado do Tocantins. O evento atendeu a requerimento do deputado Wanderlei Barbosa (SD), que ressalta os relevantes trabalhos prestados pela instituição ao longo desses anos em Palmas, e em seus 45 anos de ensino de qualidade oferecido nos níveis fundamental, médio, profissionalizante e superior no País.

Wanderlei disse que atualmente todos os municípios do Estado contam com pessoas formadas pela Ulbra, os quais oferecem mão de obra, com profissionalismo, a todas as regiões do Tocantins. “A instituição foi homenageada por este Parlamento porque presta serviço relevante à sociedade tocantinense, contribuindo com seu desenvolvimento”, disse Barbosa.

O reitor da Universidade Luterana, Adriano Chiarani da Silva, garantiu que a Ulbra atingiu o estágio de segunda colocada no País devido à união de diversos segmentos, bem como seus professores, alunos, servidores e colaboradores. Adriano afirmou que de acordo com sua evolução, a Ulbra do Tocantins deve se transformar brevemente na sede da instituição no Brasil.

Como convidado especial, o ex-governador, Siqueira Campos, ressaltou a importância da homenagem, destacando seu orgulhoso do trabalho proporcionado pela Ulbra. “A Ulbra representa o marco das letras no estado do Tocantins, portanto a Assembleia realiza uma justa homenagem”, destacou Siqueira. O ex-governador pediu, também, ao público presente e aos parlamentares, que se esforcem por iniciativas que gerem melhor qualidade de vida aos menos favorecidos e que promovam a preservação da natureza.

Na ocasião, todos os funcionários da Ulbra foram homenageados, por meio de 10 funcionários, com mais de 15 anos de serviços prestados junto à instituição.

História da Ulbra em Palmas

A Ulbra iniciou suas atividades no Tocantins em setembro de 1992, com a inauguração das obras do Centro Educacional Martinho Lutero, hoje denominado Colégio Ulbra Palmas, na avenida Juscelino Kubitschek. Assim, a instituição deu início ao seu projeto, oferecendo educação básica, ensino fundamental e médio e educação superior, com os cursos de Administração, Letras e Pedagogia.

A partir do segundo semestre de 1995, os cursos de ensino superior foram transferidos para o campus localizado na Avenida Teotônio Segurado, a 12 quilômetros do centro de Palmas, tornando-se Instituto Luterano de Ensino Superior (ILES Ulbra), e, alguns anos depois, Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra).

Em 2008, a instituição fundou o Núcleo de Atendimento à Comunidade – NAC, que oferece diversos serviços gratuitos. No último ano foram realizados mais de cinco mil atendimentos nas áreas de Biomedicina, Direito, Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia.

Atualmente a instituição dispõe de 201 docentes, mais de cinco mil alunos e cerca de 190 funcionários administrativos. O ensino ofertado reflete a capacitação do seu quadro docente, que possui mais de 67% de professores mestres e doutores. O Ceulp possui mais de 150 laboratórios para aulas práticas,  para oferecer, além de qualidade de ensino, melhor formação profissional. (Elpídio Lopes)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSecretária de Axixá é acusada de usar máquina pública em terreno particular
Próximo artigoWanderlei Barbosa participa de mutirão de limpeza em Peixe