Marcos Musafir em visita a hospital
Marcos Musafir em visita a hospital

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Tocantins (Sintras) disse nesta sexta-feira, 15, que repudia as atitudes do Governo quando tenta atribuir a culpa da situação financeira do Estado nos servidores públicos da saúde.

Segundo o sindicato, nesta semana chegaram relatos de que o gestor da Secretaria Estadual de saúde, Marcos Musafir, visitou os hospitais e em reunião com os profissionais da área proferiu que hoje a caótica situação financeira do Tocantins no setor saúde (conforme o governo anuncia desde o início do mandato) é em consequência dos gastos com folha de pessoal e pagamento de insalubridade.

Que tamanha mentira descabida. Porque o gestor da pasta em contrapartida não destacou também a contribuição dada pelos servidores em prol do resgate financeiro do Estado? Indagou o SINTRAS

Afirmamos isso destacando as alterações no plano de carreira como a redução do percentual de 22% para 11% para os servidores aprovados no concurso de 2012; outro ponto que favoreceu o Estado é a progressão de forma alternada de 2 em 2 anos para os concursados até 19 de dezembro de 2012, negociação com a participação ativa do SINTRAS. Ressaltou o sindicato.

Outra sugestão do SINTRAS acatada pelo governo por alguns meses, de acordo com o próprio sindicato, é a carga horária de 6 horas corridas nos órgãos públicos da saúde, retornando as 8h diárias em 1º de agosto último, indo na contramão dos processos de economia do Estado.

O SINTRAS ressaltou que a culpa não é dos servidores. É só observar os reflexos das terceirizações de alguns serviços públicos, a falta de cobranças dos impostos dos apadrinhados do governo, pois sabemos que a máquina arrecadadora do Estado está proibida de fazer fiscalização, e quando fazem são escolhidos a dedos os fiscalizados. Declarou.

O governo precisa parar de achar que o servidor público da saúde é o vilão do Estado. E reconhecer que somos sim! Heróis! Por trabalhar com saúde, sem condições de trabalho, com os setores e equipamentos sucateados e de forma desorganizados, disse o presidente Manoel Pereira de Miranda.

O sindicato afirma que o Governo ainda teima em tentar a todo custo majorar carga horária para os servidores que laboram em regime de plantão. Principalmente, para os cargos administrativos, motoristas, entre outros.

Conforme Manoel Miranda isso é inadmissível, pois a conversão está inclusive regulada em portaria discutida entre Sesau e SINTRAS. Não vamos aceitar mais esta tentativa de usurpar os direitos dos servidores e trabalhadores da saúde, ratifica ele.

Por fim, o presidente da entidade chama atenção da categoria. Servidores vamos ficar vigilantes. O sindicato convida você a estar mobilizados contra a pressão dos inimigos do servidor público. Não aceitaremos nenhum tipo de retaliações aos profissionais da saúde.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMorre o jornalista Marcelo Rezende aos 65 anos após luta contra o câncer
Próximo artigoCEDECA pede prioridade, celeridade e profissionalismo nas investigações do duplo homicídio ocorrido em Palmas