Desfile de 7 de setembro

Os moradores de Cariri do Tocantins saíram de casa na manhã desta quinta-feira para acompanhar o Desfile de 7 de setembro em comemoração à Independência do Brasil. Cerca de 600 alunos das Escolas Municipal Divina Ribeiro Borges e Estadual Tarso Dutra apresentaram à avenida Bernardo Sayão  uma verdadeira aula de história. O tema escolhido foi “A Escola Proclamando a Independência do Brasil” e nesse contexto a primeira abordagem foi sobre a fauna, flora e os indígenas que aqui já habitavam antes da chegada de Pedro Alvares Cabral em 1822. Os alunos retrataram sobre o Brasil Colônia, que ficou sob o domínio de Portugal por mais de 300 anos, período em que os portugueses aproveitaram muito das riquezas do país como o ouro e o pau brasil. Os estudantes também retrataram a chegada da família real às nossas terras, a luta pela libertação do domínio da Coroa homenageando o inconfidente Tiradentes. A libertação dos escravos não ficou de fora das homenagens.

O homem do campo que produz o alimento que vai para nossa mesa e até é exportado foi lembrado, assim como as invenções brasileira, a exemplo do primeiro avião, o 14 bis de Santos Dumont. As bandeiras e as forças armadas também tiveram destaque.

Desfile de 7 de setembro

A literatura brasileira foi abordada homenageando Ariano Suassuna, autor de várias obras como o auto da compadecida. O esporte foi retratado por meio da paixão nacional, o futebol. Como o desfile era feito por estudantes não poderia faltar uma alegoria que retratasse os direitos e deveres deles. “Eles tem direito à alimentação escolar, mas tem o dever de se comportar; eles têm direito à educação gratuita, mas têm que fazer suas atividades, eles têm direito ao transporte escolar, mas não podem faltar às aulas”, relatou o diretor da Escola Escolas Municipal Divina Ribeiro Borges, Iomar de Morais. Os tristes capítulos da política brasileira, que envolvem corrupção e o trabalho de investigação da Polícia Federal, por meio da Operação Lavajato, também foram abordados.

A dona de casa, Elfrina Custodio, que foi à avenida prestigiar especialmente um neto, afirmou que achou tudo lindo e que foi muito boa a iniciativa do prefeito Junior Marajó retomar essa importante festa. Quem também estava achando tudo muito bonito, organizado e estava filmando com celular para guardar a lembrança, foi Antônio Luiz Fernando, que tinha um filho participando. “Muito bom esse incentivo da escola às crianças sobre a nossa Pátria”, disse.

Quem disse que, apesar do sol está quente, estava valendo muito a pena enfrentá-lo porque as apresentações estavam muito bonitas e organizadas foi o agricultor Flausino Alves. Dona Maria Amazildes da Costa, também estava toda orgulhosa da filha que estava desfilando. “Há uns quatro anos que não tínhamos Desfile e estamos satisfeitos que agora está acontecendo e fiz questão de acompanhar porque é a história do nosso país que não podemos deixar ninguém esquecer”, relatou.

O prefeito Junior Marajó afirmou que enquanto estiver comandando a prefeitura de Cariri do Tocantins, esse Desfile de 7 de setembro vai acontecer. “Reativamos essa festa cívica e tudo está muito bonito. Acreditava que nossos educadores trariam um lindo desfile, mas confesso que superou as minhas expectativas e só tenho a agradecer ao empenho dessa equipe”, comentou completando que é responsabilidade do município, por meio da Secretaria Municipal de Educação promover nas crianças esse amor, respeito e dedicação à Pátria.

 

Compartilhar

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: jornalismo@nortedotocantins.com.br que iremos analisar.