Desfile de 7 de setembro
Desfile de 7 de setembro

Os moradores de Cariri do Tocantins saíram de casa na manhã desta quinta-feira para acompanhar o Desfile de 7 de setembro em comemoração à Independência do Brasil. Cerca de 600 alunos das Escolas Municipal Divina Ribeiro Borges e Estadual Tarso Dutra apresentaram à avenida Bernardo Sayão  uma verdadeira aula de história. O tema escolhido foi “A Escola Proclamando a Independência do Brasil” e nesse contexto a primeira abordagem foi sobre a fauna, flora e os indígenas que aqui já habitavam antes da chegada de Pedro Alvares Cabral em 1822. Os alunos retrataram sobre o Brasil Colônia, que ficou sob o domínio de Portugal por mais de 300 anos, período em que os portugueses aproveitaram muito das riquezas do país como o ouro e o pau brasil. Os estudantes também retrataram a chegada da família real às nossas terras, a luta pela libertação do domínio da Coroa homenageando o inconfidente Tiradentes. A libertação dos escravos não ficou de fora das homenagens.

O homem do campo que produz o alimento que vai para nossa mesa e até é exportado foi lembrado, assim como as invenções brasileira, a exemplo do primeiro avião, o 14 bis de Santos Dumont. As bandeiras e as forças armadas também tiveram destaque.

Desfile de 7 de setembro

A literatura brasileira foi abordada homenageando Ariano Suassuna, autor de várias obras como o auto da compadecida. O esporte foi retratado por meio da paixão nacional, o futebol. Como o desfile era feito por estudantes não poderia faltar uma alegoria que retratasse os direitos e deveres deles. “Eles tem direito à alimentação escolar, mas tem o dever de se comportar; eles têm direito à educação gratuita, mas têm que fazer suas atividades, eles têm direito ao transporte escolar, mas não podem faltar às aulas”, relatou o diretor da Escola Escolas Municipal Divina Ribeiro Borges, Iomar de Morais. Os tristes capítulos da política brasileira, que envolvem corrupção e o trabalho de investigação da Polícia Federal, por meio da Operação Lavajato, também foram abordados.

A dona de casa, Elfrina Custodio, que foi à avenida prestigiar especialmente um neto, afirmou que achou tudo lindo e que foi muito boa a iniciativa do prefeito Junior Marajó retomar essa importante festa. Quem também estava achando tudo muito bonito, organizado e estava filmando com celular para guardar a lembrança, foi Antônio Luiz Fernando, que tinha um filho participando. “Muito bom esse incentivo da escola às crianças sobre a nossa Pátria”, disse.

Quem disse que, apesar do sol está quente, estava valendo muito a pena enfrentá-lo porque as apresentações estavam muito bonitas e organizadas foi o agricultor Flausino Alves. Dona Maria Amazildes da Costa, também estava toda orgulhosa da filha que estava desfilando. “Há uns quatro anos que não tínhamos Desfile e estamos satisfeitos que agora está acontecendo e fiz questão de acompanhar porque é a história do nosso país que não podemos deixar ninguém esquecer”, relatou.

O prefeito Junior Marajó afirmou que enquanto estiver comandando a prefeitura de Cariri do Tocantins, esse Desfile de 7 de setembro vai acontecer. “Reativamos essa festa cívica e tudo está muito bonito. Acreditava que nossos educadores trariam um lindo desfile, mas confesso que superou as minhas expectativas e só tenho a agradecer ao empenho dessa equipe”, comentou completando que é responsabilidade do município, por meio da Secretaria Municipal de Educação promover nas crianças esse amor, respeito e dedicação à Pátria.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAvião faz pouso forçado em praia no Pará, combustível da aeronave teria acabado
Próximo artigoCantor Maurício Willian desabafa após Amastha contratar só artistas de fora para ‘Festival Gastronômico’