Eldorado dos Carajas
Eldorado dos Carajas
Eldorado dos Carajas

Segundo um levantamento inédito do Observatório das Metrópoles, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) entre os 100 piores, o Pará tem 40 municípios no topo do Índice de Bem-Estar Urbano, e entre eles, em 13ª posição, está o município de Eldorado do Carajás localizado no sudeste do Pará. O Primeiro é o município de Vitória do Xingu, que ficou em segundo lugar no ranking dos piores municípios do Brasil.

Para chegar ao resultado, o estudou levou em conta cinco fatores de qualidade: mobilidade urbana, condições ambientais e habitacionais, serviços coletivos urbanos e infraestrutura.

De acordo com a pesquisa, mais da metade dos municípios estão em condições ruins com o atendimento adequado de água e esgoto, coleta de lixo e atendimento de energia.

O IBEU Municipal oferece também, como recorte analítico, o ranking do bem-estar urbano das capitais dos estados (Vitória, Goiânia e Curitiba, por exemplo, estão nas primeiras posições; e Belém, Porto Velho e Macapá ocupam as últimas).

Os dados mostram que são grandes os problemas urbanos dos municípios brasileiros. Talvez o principal seja o da infraestrutura urbana (pavimentação, calçamento, iluminação pública etc), já que 91,5% dos municípios estão em níveis ruins e muito ruins, correspondendo a 2.579 como ruins (46,3%), e 2.516 como muito ruins (45,2%). (Portal Canaã)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEm São Sebastião, campanha do professor Adriano encerra com comício nesta quinta-feira e carreata na sexta-feira
Próximo artigoCartão de crédito é a maior dívida para 74,1% das famílias palmenses