Nesta quarta-feira, 9, o secretário de Estado da Educação esteve no local do evento, no Centro de Convenções Parque do Povo, para acompanhar o andamento das obras. A montagem, que começou a ser feita pelas grandes estruturas está quase completa. Neste ano, o salão acontecerá de 19 a 27 de setembro , tendo como tema Regionalismo e Desenvolvimento: na terra do sol, a vida se transforma através da leitura.

Neste ano, o Governo do Estado otimizou o espaço do salão, com uma estrutura bem mais econômica que nas edições anteriores. Conforme a organização do evento, a redução de gastos chega a ser superior a 60%. Ao todo, a estrutura contará com uma área de 2.173,50 m², compostos por dois pavilhões, espaço jovem, auditórios, praça de alimentação, palco para shows nacionais e regionais. Serão 71 estandes de livros didáticos, literários, técnicos e outros 12 estandes exclusivos para obras infantis.

De acordo com o diretor de Obras da Seduc, Giovane Assis, a previsão é que, até o dia 16, toda estrutura esteja concluída. “Todas as grandes tendas que tiveram que ser montadas já estão prontas, faltando apenas a parte do espaço infantil e restaurantes. O que é de responsabilidade do Estado está em andamento conforme o planejado”, afirmou.

Segundo o secretário Adão Francisco, o governador Marcelo Miranda entende a importância de retornar o Salão do Livro, tendo em vista o impacto educacional, cultural e financeiro para o Estado. “É essa sensibilidade do governador Marcelo Miranda que nos motiva a retornar com esse evento grandioso, de grande significado para os tocantinenses. Temos metade da nossa estrutura concluída. Estamos bastante esperançosos e não temos dúvidas de que, neste ano, o Salão do Livro será um sucesso”, ressaltou.

Espaços

Nos nove dias do evento literário, acontecerão shows nacionais e regionais, palestras e mesas-redondas dos mais variados temas, gincanas, dentre outras atrações. O espaço circo/espaço infantil abrigará diversas atividades circenses e espetáculos direcionados ao público infantil. No Café Literário, que estará localizado no mezanino do Centro de Convenções, acontecerão os lançamentos de livros, mesas-redondas e shows de artistas tocantinenses.

No auditório A, com capacidade para 704 pessoas, serão realizadas as grandes palestras e espetáculos.  Já no Espaço Jovem, situado no Auditório B do Centro de Convenções, com 350 lugares, ocorrerão palestras, shows, Gincana Jovem, todos direcionados ao público infanto-juvenil.

Fecoarte

Para a Fecoarte, será criada uma cidade cenográfica neocolonial remetendo às cidades mais antigas do Tocantins, como Natividade e Arraias. Serão 34 estandes com artesanato, 19 para de comidas típicas, dois restaurantes, um ambulatório para pronto-atendimento, um para a Polícia Militar e outro para o Corpo de Bombeiros. No Palco Diversidade, ocorrerão shows regionais, apresentações culturais de sússia e jiquitaia, cordel, capoeira, danças indígenas e outros espetáculos de culturas tradicionais.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorHalum sugere regularização do jogo em vez de recriar CPMF e outros tributos
Próximo artigoEduardo pede debate sobre o custo dos órgãos do Governo: “Só haverá aumento de impostos se a Assembleia permitir”