Imagem internet
Imagem internet
Imagem internet

Será uma oficina de formação, cadastramento e operação para A Prefeitura de Araguaína é parceira no Encontro de Sensibilização ODS 2 – Promover Agricultura Sustentável, que será realizado na próxima quarta-feira, 23, no auditório da Prefeitura, localizado na Rua 25 de Dezembro, no centro da cidade. O evento acontecerá a partir das 8 horas e prossegue durante todo o dia. O encontro é promovido pelo Movimento Nós Podemos Tocantins e PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Foram oferecidas 30 vagas para participação, sendo que a presença do interessado deve ser confirmada até esta sexta-feira, 18. Os interessados devem enviar um e-mail para o seguinte endereço eletrônico: [email protected].

O facilitador do encontro é o fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Marcelo Silvestre Laurino.

Produção de alimentos orgânicos

Durante o evento será realizada uma oficina de formação, cadastramento e operação da Organização de Controle Social (OCS). A secretária executiva da ODM Tocantins, Paula Zerbini, explicou o objetivo dessa oficina. “É um curso para ensinar aos agricultores a fazerem o processo de certificação coletiva para a produção de alimentos orgânicos”, disse.

 “Esta atividade vai fortalecer e disseminar o conhecimento acerca de produção sem agrotóxico, bem como para conseguir a certificação através do modelo coletivo”, informou.

Segundo Paula Zerbini, todo produto orgânico tem que ter um selo de certificação; e esta certificação tem de dois tipos: coletiva ou através de uma empresa certificadora. “Como o selo de certificação através de uma certificadora fica mais dispendioso para o pequeno produtor, estamos incentivando aos nossos agricultores a utilizarem a certificação coletiva, um grupo de cinco ou mais se unem para obter o selo”, explicou.

Ainda de acordo com a secretária executiva da ODM, é exigência do Governo Federal que os programas governamentais sejam abastecidos com alimentos orgânicos.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAcusado de assaltar imobiliária é preso pela Polícia Civil, em Araguaína
Próximo artigoMarcelo Miranda realiza abertura da 9ª edição do Salão do Livro neste sábado,19