A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria do Trabalho e Ação Social, continua com a programação do Projeto “Educar, Conhecer para Preservar”. Nesta semana, as ações serão realizadas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) 1, localizado na Rua Lontra, Setor Céu Azul. Nos dias 21 a 23 de setembro, acontecerão palestras educativas, cursos, oficinas e plantio de mudas de árvores.

CRAS 1

Na próxima segunda-feira, 21, as atividades começam com uma palestra educativa sobre meio ambiente, a partir das 15 horas. Logo em seguida, será realizada uma visita na cooperativa de reciclagem.

Na terça-feira, 22, será feito um curso de “Como fazer uma alimentação saudável”, ministrada por representantes do Programa Mesa Brasil, às 9 horas. E no período da tarde, a partir das 14 horas, será feita a oficina de “Arte de Reciclar”.

E na quarta-feira, 23, a partir das 8 horas, serão plantadas 20 mudas de árvores. Em seguida, continuidade da oficina de reciclagem. No período da tarde, a partir das 15 horas, será o encerramento das atividades no CRAS 1, com a entrega de certificados das oficinas e exposição dos trabalhos.

CRAS 2

Na última semana, as atividades foram desenvolvidas no CRAS 2, como palestra, visitas e oficinas. Foram entregues certificados para 18 pessoas que fizeram a oficina de material reciclável.

A instrutora da oficina, Joana Pereira de Brito, explicou que foram utilizados materiais como caixinha de leite, potes de vidro e de plástico, latas de alumínio, cartelas de papelão e rolos de papel higiênico.  “Tudo foi transformado em objetos que as próprias pessoas podem usar em suas casas, como porta trecos, de decoração e também utensílios de cozinha. Mostramos para os participantes o quanto é fácil reutilizar aquilo que iria para o lixo”, comentou.

Uma das que fizeram a oficina foi Maria José Moreira Santos. “Aprendi que a gente tem aproveitar as coisas e ajudar a preservar o meio ambiente. Foi muito importante aprender isso”, disse feliz Maria José.

A superintendente de Programas e Cursos da Secretaria do Trabalho e Ação Social, Socorro Ferreira, destacou sobre a participação da comunidade tanto nos cursos desenvolvidos nos CRAS como também em projetos que abordam a conscientização ambiental. “É muito importante a participação de cada um de vocês nas nossas atividades, o CRAS é da comunidade. Você tem a oportunidade de fazer cursos, participar de palestras e outros projetos promovidos pela Prefeitura, melhorando a vida de cada um e também ampliando os horizontes”, afirmou Socorro.

Projeto Educar, Conhecer para Preservar

O projeto é voltado para a conscientização e sensibilização da comunidade sobre a importância do meio ambiente, promovendo uma ação de responsabilidade socioambiental.

O objetivo é fazer com que as famílias atendidas pelos programas sociais dos CRAS e do SCFV possam analisar fatos e situações referentes ao lixo, do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo as necessidades de atuar de modo positivo para garantir um meio ambiente saudável e qualidade de vida. Além de capacitar os usuários a plantar, preservar e recuperar áreas verdes e conscientizá-los sobre a importância da água para o planeta.

Programação

CRAS 1:

Endereço: Rua Lontra, s/n, Céu Azul

21/09 – Segunda-feira

15h – Palestra Educativa “Meio Ambiente”; palestrante: Aníbal Neto;

15h45 – Visita na Cooperativa de Reciclagem com usuários.

22/09 – Terça-feira

9h – Mesa Brasil: “Como fazer uma alimentação saudável”; participantes grupo de idosos;

14h – Arte de Reciclar: Materiais para reciclagem dos usuários; instrutoras: Joana e Lucília.

23/09 – Quarta-feira

8h – Plantio de árvores (20 mudas) pelos usuários; orientador: Alcy Juninho;

08h30 – Arte de Reciclar: Materiais para reciclagem dos usuários; instrutoras Joana e Lucília;

15h – Encerramento do projeto com certificação das oficinas e exposição dos trabalhos.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Costa Esmeralda:

Endereço Avenida Adolfo Borges Júnior, s/n

28/09 – Segunda-feira

15h – Palestra Educativa “Meio Ambiente”; palestrante: Aníbal Neto;

15h45 – Visitas em aterro sanitário com usuários.

29/09 – Terça-feira

9h – Mesa Brasil: “Como fazer uma alimentação saudável”; participantes: Grupo de Idosos;

14h – Arte de Reciclar: Materiais para reciclagem dos usuários; instrutoras: Joana e Lucília.

30/09 – Quarta-feira

8h – Plantio de árvores (20 mudas) pelos usuários; orientador: Alcy Juninho;

8h30 – Arte de Reciclar: Materiais para reciclagem dos usuários; instrutoras: Joana e Lucília;

15h – Encerramento do projeto com certificação das oficinas e exposição dos trabalhos.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorJovem é detido pela PM em Araguaína acusado de assaltar estabelecimento comercial
Próximo artigoAtaídes participa do lançamento do “Basta de Impostos” e garante que CPMF não vai ser aprovada