A UTI pediátrica de Araguaína, instalada em decorrência da atuação do Ministério Público Estadual (MPE), voltou a funcionar com sua totalidade de leitos nesta quarta-feira, 1º, quando foi reativada metade de sua capacidade, que corresponde a cinco leitos. Outros cinco já haviam sido postos em funcionamento em 20 de julho.

Os cinco leitos atualmente em funcionamento encontram-se com taxa de ocupação de 100%. Desde o dia 20, sete pacientes foram atendidos, sendo que dois tiveram alta médica. Não foi registrado nenhum óbito no período.

A UTI chegou a ser posta em funcionamento em abril de 2018, mas teve suas atividades suspensas no final de maio a pedido do Ministério Público, após a constatação de uma série de irregularidades quanto à infraestrutura física, materiais, medicamentos e, principalmente, pela ausência de informações quanto à escala dos profissionais médicos.

Em inspeção judicial no dia 3 de julho, as irregularidades foram confirmadas, as providências determinadas ao poder público e as novas datas para reativação dos leitos foram definidas.

O serviço de assistência intensiva é uma necessidade antiga, demandada em Ação Civil Pública ajuizada pelo MPE no ano de 2014 e que teve sentença favorável em abril de 2015. Além de atuar na esfera judicial, o Ministério Público mobilizou a sociedade araguainense para que cidadãos e empresas destinassem parte do seu Imposto de Renda para o Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FIA), com a garantia de que os recursos arrecadados seriam aplicados na UTI pediátrica.

A Associação das Mães que Amam (AMA) e a Loja Maçônica Paz e Concórdia foram os parceiros do Ministério Público nesta mobilização social em favor da arrecadação de recursos para o fundo municipal.

Autora da Ação Civil Pública que requereu a instalação da UTI pediátrica, a Promotora de Justiça Araína Cesárea D’Alessandro relembra que, diante da ausência desse serviço em Araguaína, pacientes em situação crítica precisavam ser transferidos para outras cidades, o que implicava risco do agravamento do quadro de saúde, inclusive em risco de morte. Além disso, o transporte aéreo dos pacientes gerava elevado ônus para o poder público.

“Também é válido destacar que esse serviço começa a funcionar em Araguaína em um momento estratégico, marcado por deficiências que levaram à volta do crescimento da mortalidade infantil no país após 26 anos de redução dos indicadores. É uma realidade bastante preocupante e que precisa ser enfrentada de diversas formas, especialmente se considerarmos que as regiões Norte e Nordeste são as mais afetadas”, acrescentou a Promotora de Justiça.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPioneiros homenageiam Siqueira Campos pelo aniversário de 90 anos
Próximo artigoEm Juarina, Luana destaca importância de destinação de recursos para temporada de praias no Estado