Começam nesta quarta-feira, 1º de agosto, as aulas referentes ao segundo semestre letivo nas unidades educacionais da rede estadual de ensino. Voltam às atividades, mais de 160 mil alunos matriculados em 516 escolas estaduais. Em algumas unidades de ensino ainda há vagas e os interessados devem efetuar sua matrícula ou transferência nas secretarias das unidades escolares.

As equipes gestoras das escolas prepararam momentos de acolhimento para receber os alunos. A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) oferece a educação básica (do ensino fundamental ao médio), educação especial com as Salas de Recursos, educação indígena, educação do campo, educação prisional e profissional.

Na Escola Estadual Liberdade, a gestora Maria Nazaré Rodrigues aproveitou o período de férias para pintar as salas de aula e a cozinha, revitalizar os projetos de paisagismo e jardins. “Acreditamos que se a escola apresentar um aspecto melhor, os servidores terão mais ânimo e motivação para trabalhar e os alunos para estudar”, explicou.

A secretária da Educação, Juventude e Esportes, Adriana da Costa Pereira Aguiar, já realizou nesse início de semestre letivo, reunião com os 13 diretores regionais de Educação para que as escolas estejam preparadas para receber os alunos. “Esse é o momento em que os alunos e professores retornam das merecidas férias e reiniciam as atividades nas escolas. Precisamos, enquanto gestores, garantir que as escolas, juntamente com as equipes técnicas, estejam preparadas para receber nossos alunos para o segundo semestre. Nossos professores estão preparados para receber os alunos de modo a despertar em cada um deles a capacidade imensa de acreditar neles mesmos e termos um semestre promissor”, disse.

Vagas para turmas de EJA

Muitas escolas estão formando novas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Escola Estadual do Setor Sul, localizada na Rua P4, no Setor Sul, em Taquaralto, está abrindo uma turma para o 4º período do 2º segmento, o equivalente ao 9º ano do ensino fundamental. Os interessados devem comparecer na escola ou ligar para o número (63) 3218– 6245.

Já a Escola Estadual São José, localizada na Quadra 1106 Sul, está com matrículas abertas para o 3º segmento da EJA, o que corresponde ao ensino médio. Lá o contato para informações é (63) 3218-6203.

Documentos necessários para matrículas

Os interessados em retomar os seus estudos devem procurar as secretarias das escolas levando a Certidão de Nascimento ou casamento; Histórico escolar ou declaração (esta válida por 30 dias, em caso de transferência); comprovante de Serviço Militar para alunos do sexo masculino, com idade entre 19 e 45 anos (exceto alunos indígenas), cópia atualizada do comprovante de endereço; cópias da Carteira de Identidade e do CPF e uma foto 3×4.

Segundo semestre letivo

O segundo semestre letivo é um pouco menor que o primeiro, com 95 dias (o primeiro tem 105), mas possui importantes avaliações que deverão nortear boa parte dos estudos nas unidades educacionais da rede estadual de ensino. Entre elas estão as provas do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Tocantins (Saeto), que tem como objetivo mapear o processo de ensino e aprendizagem da rede. Pelo Saeto são avaliadas, de maneira censitária, as turmas de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio nas escolas públicas da rede estadual. São aplicadas avaliações das disciplinas Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, Biologia, Química e Física.

Outra avaliação fundamental que é aplicada no segundo semestre é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Principal porta de entrada para as principais universidades brasileiras, o Exame reúne milhões de alunos que estão em fase de conclusão do ensino médio em todo o Brasil. No Tocantins, cerca de 54 mil alunos se inscreveram para o Enem 2018. Destes, os estudantes da rede estadual de ensino que desejam melhorar seus preparativos para as provas que serão realizadas nos dias 4 e 11 de novembro, podem participar das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado por meio da campanha #TONOENEM.

A campanha envolve uma série de atividades voltadas para aperfeiçoar os preparativos dos alunos que irão prestar o Enem neste ano. Entre elas estão os aulões realizados nas 13 Diretorias Regionais de Educação com conteúdos específicos do Exame. Os aulões são realizados nos finais de semana e envolvem milhares de alunos de todo o Tocantins. Além disso, foi desenvolvido um aplicativo gratuito para que os alunos possam estudar quando e onde quiserem. Basta baixarem em seus celulares ou tablets e ter acesso a todos os conteúdos programáticos e dicas de estudos para o Enem.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPT realiza convenção no domingo
Próximo artigoFASEC prorroga inscrições para o Processo seletivo 2018/2 com super descontos