tocantinopolis

As comemorações do Dia do Estudante na Diretoria Regional de Tocantinópolis (DRE) celebrado neste sábado, 11 de agosto, foram marcadas pelo primeiro Aulão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste no segundo semestre. A secretária da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, participou da abertura do evento que contou com a participaram de mais de 200 alunos de 11 cidades da região que estão concluindo o ensino médio e que serão avaliados pelo Enem em 2018.

Os Aulões estão sendo realizados em todas as DREs e integram o programa #ToNoEnem, ação da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) que visa complementar a preparação dos concluintes da educação básica para a avaliação. O Programa oferece aos estudantes diversas ferramentas, como: material de apoio impresso composto por cinco volumes; aplicação de três simulados presenciais e aplicativo para smartphones e tablets, que possibilita o acesso a livros, a dicas de estudos, a videoaulas, a exercícios e simulados virtuais.
Durante o evento, a gestora da Seduc parabenizou os educandos pela data e enfatizou que o programa #ToNoEnem tem como objetivo oferecer subsídios que facilitem o ingresso dos estudantes da rede estadual no ensino superior.
“É preciso aproveitar ao máximo todas essas oportunidades que o Estado oferece para que vocês se preparem para o Enem. Além de tudo que as escolas já fazem para que a aprendizagem seja exitosa, com o #ToNoEnem vocês estão tendo acesso a todas essas ferramentas que complementam a preparação. Neste dia, quero parabenizar a cada estudante pela dedicação, pelo empenho e dizer que a razão da existência da Seduc são vocês. Todo o nosso trabalho e o investimento que o Governo do Estado destina à Educação é em benefício dos nossos quase 80 mil alunos. Continuem estudando com afinco. Aproveitem todas essas oportunidades para que vocês possam em breve chegar ao ensino superior e se tornarem profissionais de sucesso”, enfatizou Adriana Aguiar.
Alunos motivados
Química e redação foram as disciplinas abordadas no aulão. Com muita descontração os professores Fabilene Pereira e Vaney Gomes deram dicas importantes para o bom desempenho nas provas e apresentaram formas alternativas de reforçar os estudos nos últimos meses que antecedem o Enem.
Marcelo Thuan, veio de Itaguatins para participar do Aulão e saiu empolgado. “É um reforço e tanto essa aula. Os simulados e material de apoio também ajudam muito a nos preparar”, disse o aluno do Colégio Estadual Olavo Bilac.
Hellen Ruth Rodrigues, aluna do Centro de Ensino Médio Darcy Marinho, de Tocantinópolis, ressaltou os benefícios da iniciativa. “Gostei muito do material, da forma como o aulão dos ajudou a tirar dúvidas e conhecer macetes para fazer uma boa prova. Também uso bastante o aplicativo”, relatou.
O diretor regional de Tocantinópolis, Dorismar Carvalho, falou aos estudantes sobre a importância da dedicação aos estudos para o sucesso pessoal e profissional. “Nosso desejo é que todos vocês consigam não só fazer uma boa prova no Enem, mas que vocês entrem na universidade e se tornem bons profissionais. Nosso papel é oferecer caminhos e suporte para que cada um possa realizar seus sonhos e projetos de vida. Valorizem isso e se dediquem ainda mais”, recomendou.
Em todo o Estado estão sendo contemplados pelo #ToNoEnem, cerca de 20 mil concluintes do ensino médio. Na regional de Tocantinópólis, são beneficiados pelo programa aproximadamente 750 alunos de 18 escolas dos municípios de Angico, Aguiarnópolis, Cachoeirinha, Darcinópolis, Itaguatins, Luzinópolis, Maurilândia, Nazaré, Palmeiras do Tocantins, Santa Terezinha do Tocantins e Tocantinópolis.
Visita ao CEM Darcy Marinho
Ainda em Tocantinópolis, Adriana Aguiar, participou das comemorações Dia do Estudante no Centro de Ensino Médio Darcy Marinho, que preparou um dia inteiro de atividades lúdicas e de lazer voltadas para os estudantes. A escola trabalha com a metodologia Jovem em Ação e tem cerca de 250 alunos matriculados no ensino médio nas modalidades regular, integral e técnico em enfermagem e farmácia.
“É de extrema importância que o gestor esteja mais próximo das escolas, dos alunos, conhecendo a realidade de cada unidade. É muito gratificante ver todas as apresentações, os depoimentos que ouvimos aqui hoje e que demonstram que os resultados são alcançados quando existe a parceria entre a comunidade escolar e a família em prol da qualidade do ensino”, frisou.
Para a gestora da unidade escolar, Suelene Gomes da Silva, a aproximação da Seduc com as escolas fortalece o trabalho desenvolvido na escola. “Poder partilhar todas as nossas conquistas com a gestora da Seduc nos motiva a continuar a buscar uma educação de excelência pra nossos alunos”, concluiu.
Compartilhar

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: jornalismo@nortedotocantins.com.br que iremos analisar.