Marido é flagrado por câmera espancando a esposa
Marido é flagrado por câmera espancando a esposa

Publicada nesta segunda-feira, 20 de agosto, nota da OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins) manifesta preocupação com o caso de violência doméstica em Araguaína. O caso ganhou repercussão no Brasil, após um empresário proprietário de restaurante em hotel da cidade ter sido flagrado por câmeras de segurança espancando a esposa. A nota é assinada pela presidente da Comissão da Mulher Advogada, Emilleny Lázaro, e pelo presidente da OAB-TO, Walter Ohofugi.

Confira a anota na íntegra:

NOTA DA COMISSÃO DA MULHER ADVOGADA DA OAB-TO

A OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins), por meio da Comissão da Mulher Advogada, acompanha com preocupação o desencadear processual do caso de agressão doméstica e familiar ocorrido em Araguaína, na noite de sexta-feira, 17 de agosto.

As imagens das câmeras de segurança do local dos fatos foram amplamente veiculadas nos meios de comunicação e demonstram uma situação de extrema violência física, praticada pelo marido contra a esposa.

Nesse cenário, causa estranhamento a manifestação do Ministério Público do Estado do Tocantins, no sentido de que as circunstâncias do crime não sugerem a necessidade da prisão cautelar. É regra do Direito Brasileiro que na aplicação da lei deve-se buscar os fins sociais a que ela se dirige e às exigências do bem comum (art. 5º da Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro).

O Poder Judiciário não pode declinar do dever do Estado brasileiro de prevenir, punir e erradicar toda forma de violência contra a mulher. Essa obrigação está fixada na Convenção Interamericana para prevenir, punir e erradicar a violência contra a Mulher.

Coincidentemente, nesta segunda-feira, 20, tem início no Tocantins a “Campanha Justiça pela Paz em Casa”, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça, o CNJ.

A campanha revela o comprometimento dos atores da Justiça com a temática, daí porque a sensação de impunidade ou, dito de outra forma, de menos importância dos corpos femininos, funciona como desestímulo à denúncia.

Em 2009, pesquisa do IBOPE/AVON (2009) já mostrava que a mulher em situação de violência não denuncia as agressões pela preocupação com a criação dos filhos (23%); por medo de serem mortas caso rompessem a relação (17%); por falta de autoestima (12%) e por vergonha de admitir que era agredida/apanhava (8%).

Assim, se o Brasil reconhece que a violência contra a mulher é uma ofensa à dignidade humana e uma manifestação de relações de poder historicamente desiguais entre mulheres e homens – texto da Convenção referida – e, por isso, é necessário atuar com diligência, o que se espera do Estado a partir de agora e que seja fiscalizado o cumprimento das medidas protetivas fixadas em juízo.

Emilleny Lázaro

Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-TO

Walter Ohofugi Júnior

Presidente da OAB-TO

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMPE se manifesta contra pedido de liberação do Naturatins para captação de água na bacia do Rio Formoso
Próximo artigoWanderlei comenta conquistas do governo Carlesse, liderança nas pesquisas e destaca estabilidade do Estado