Unirg

Um dos principais anseios da comunidade de Gurupi, a transformação do Centro Universitário Unirg em universidade caminha para ser atendido na gestão do governador Mauro Carlesse (PHS). Nesta segunda-feira, 20, durante reunião colegiada, o Conselho Estadual de Educação aprovou, além do recredenciamento da instituição junto ao Sistema Estadual de Ensino, a sua transformação em Universidade Regional de Gurupi – Unirg.

A decisão será encaminhada ao Executivo para que o governador faça a expedição do ato. “Gurupi é o principal polo de ensino superior na região sul e a Unirg tem contribuído muito para formar profissionais em diversas áreas, e também inúmeros pesquisadores. O fortalecimento desta instituição de ensino representa crescimento  para toda a região. Estou muito feliz em poder concretizar este sonho de efetivar a transformação”, destacou Mauro Carlesse.

Todos os procedimentos necessários para que a instituição fosse transformada em universidade foram adotados. Ainda no início do mês de julho, uma  equipe técnica do Conselho Estadual visitou o Centro Universitário para avaliar a viabilidade, tendo em vista o cumprimento de  critérios baseados em gestão, planejamento, formação, estrutura física e laboratórios.

Com a transformação em universidade, a Unirg passará a gozar do mesmo status de outras instituições, como a  Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), conquistando mais autonomia em termos de pesquisa e na extensão, dentre outros benefícios.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorOsires Damaso fortalece candidatura e ouve demandas da região sudeste do TO
Próximo artigoAo receber apoios, Carlesse defende gestão transparente e projetos para os municípios