senadora katia abreu
Ibope aponta liderança de Kátia Abreu com 27%

O levantamento do Ibope, encomendado pela Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), realizado entre os dias 28 e 31 de julho de 2017, mediu os índices de intenção de voto para as eleições de 2018. O levantamento que ouviu 812 eleitores, possui o nível de confiança de 95%.

Segundo o presidente da Acipa, empresário Thiago Rosa, a intenção da entidade é acompanhar de perto a movimentação para as eleições de 2018. “ E buscar uma alternativa que represente a classe empresarial e industrial de todo o Estado, porque sabemos a importância de um gestor que tem como prioridade o setor. A Acipa planeja realizar outras  em conjunto com outras entidades”, afirma.

A pesquisa testou dois possíveis cenários políticos para o Governo do Estado, uma vez que ainda não existe definição formal sobre as candidaturas.

No primeiro cenário, com abordagem estimulada, onde se apresentou uma lista com nomes de politicos tocantinenses,  Katia Abreu (PMDB) aparece em vantagem numérica com 27% das menções, enquanto Carlos Amastha (PSB) obtém 23%. Considerando a margem de erro da pesquisa, que é de 3 pontos percentuais, os dois estão tecnicamente empatados na liderança. Em outro patamar, estão Vicentinho Alves (PR) com 13% das citações, Ataídes Oliveira (PSDB) e Mauro Carlesse (PHS) com 5% cada. Os votos brancos e nulos somam 18% e os indecisos representam 8% da amostra.

Pergunta: Se a eleição para Governador do Tocantins fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem o(a) sr(a) votaria?
Acompanhe os números em percentuais:

Kátia Abreu: 27%
Amastha: 23%
Vicentinho Alves: 13%
Ataídes Oliveira: 5%
Mauro Carlesse: 5%
Branco / Nulo: 18%
Não sabe / não respondeu: 8%

No segundo cenário testado, no qual a senadora Kátia Abreu é substituída pelo atual governador de Tocantins Marcelo Miranda (PMDB), Carlos Amastha assume a liderança com 26% das intenções de voto. Em segundo lugar aparecem empatados tecnicamente Vicentinho Alves com 17% e o governador Marcelo Miranda, apesar não ter manifestado se tentará reeleição, aparece com 15% das menções.

Em outro patamar, Ataídes Oliveira e Mauro Carlesse apresentam 6% das intenções de voto cada. O percentual de eleitores que declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto para governador é de 20%, enquanto 10% dos eleitores declaram-se indecisos.

Pergunta: E se a eleição para Governador do Tocantins fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem o(a) sr(a) votaria? Acompanhe os números em percentuais:

Amastha: 26%
Vicentinho Alves: 17%
Marcelo Miranda: 15%
Ataídes Oliveira: 6%
Mauro Carlesse: 6%
Branco / Nulo: 20%
Não sabe / não respondeu: 10%

Os eleitores quando questionados sobre intenção espontânea para Governador sem indicação de nomes, o resultado é o seguinte:

Amastha 9%
Marcelo Miranda 6%
Katia Abreu 5%
Vicentinho Alves 2%
Mauro Carlesse 1%
Ronaldo Dimas 1%
Outros com menos de 1%, 2%
Branco ou nulo 18%
Não sabem ou referem não opinar 56%

SENADOR

O IBOPE Inteligência testou também um possível cenário político para o Senado, já que neste momento não há nomes formalmente oficializados para o cargo. Para os dois cargos de senador pelo Estado do Tocantins em disputa na próxima eleição, somando-se as duas menções, o candidato Amastha (PSB) lidera com 27% das intenções de voto.

Se a eleição fosse neste momento, não seria possível apontar quem ocuparia a segunda vaga, pois a diferença entre os candidatos está dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais.

Irajá Abreu (PSD) e Vicentinho Alves (PR) têm 18% das menções cada, Siqueira Campos (atualmente sem partido) aparece com 17%, Marcelo Miranda (PMDB) e Moisés Avelino (PMDB) com 16% cada, Eduardo Gomes (SD) é citado por 14%, Cesar Halum (PRB) por 13%, seguidos por Ataíde Oliveira (PSDB) e Mauro Carlesse (PHS), ambos apresentando 9% das citações.

Aqueles que citam apenas um candidato totalizam 8%, 11% têm intenção de votar em branco ou anular o voto e os indecisos somam 5% dos eleitores.

Pergunta: Lembrando que neste ano, o Tocantins elegerá dois senadores, se a eleição para Senador pelo Tocantins fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem o(a) sr(a) votaria? (1º + 2º lugares).

Veja os números:
Amastha: 27%
Irajá Abreu: 18%
Vicentinho: 18%
Siqueira Campos: 17%
Marcelo Miranda: 16%
Moisés Avelino: 16%
Eduardo Gomes: 14%
Cesar Halum: 13%
Ataídes Oliveira: 9%
Mauro Carlesse: 9%
Citou apenas 1 candidato: 8%
Banco nulo: 11%
Não sabe / não respondeu: 5%

Neste outro cenário, é abordado a intenção de voto espontânea para Senador (somando-se as duas menções):

Vicentinho Alves 6%
Siqueira Campos 5%
Irajá Abreu 4%
Marcelo Miranda 4%
Amastha 3%
Katia Abreu 3%
Ataídes Oliveira 2%
Cesar Halum 2%
Eduardo Gomes 2%
Mauro Carlesse 2%
Moisés Avelino 1%
Gaguin 1%
Outros com menos de 1%, 4%
Branco ou nulo 16%
Não sabem ou preferem não opinar 60%

MÉTODO

A pesquisa foi realizada entre os dias 28 e 31 de julho de 2017. Com uma amostra de 812 eleitores tocantinenses. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorJustiça bloqueia mais de R$ 1,6 milhões da prefeitura de Araguaína por não pagar energia
Próximo artigoCarlesse vai a Conceição e municípios do Sudeste e é recebido com entusiasmo por populares e líderes políticos