O Ministério da Educação (MEC) realiza a terceira etapa do simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no dia 3 de setembro. O teste, que aconteceria no dia 13 de agosto, foi alterado em razão da proximidade com a data das olimpíadas. Ele visa oferecer condições para os estudantes testarem seus conhecimentos em uma prova elaborada nos mesmos moldes do Enem. A quarta e última etapa da avaliação estará disponível a partir de 9 de outubro.

O simulado é composto por 80 questões e os estudantes contam com 4 horas seguidas para finalizá-la. A prova permite que estudantes façam uma autoavaliação, treinem e ganhem ritmo para o exame oficial. Para participar é necessário se cadastrar no site www.geekiegames.com.br. Além de ter acesso à nota obtida imediatamente após a realização do simulado, o estudante poderá verificar se atingiu ou não a nota de corte do curso ou universidade em que deseja ingressar.

De acordo com a coordenadora do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Maristélia Alves dos Santos, o simulado é uma ferramenta que tem como reflexo a melhoria do desempenho no exame definitivo. “É importante que o aluno participe do simulado para que ele esteja melhor preparado, não só em relação ao conteúdo, mas também para diminuir a ansiedade, o nervosismo , além de dar a ele a dimensão de como está utilizando o tempo na resolução das questões, fator decisivo para atingir um bom resultado”, enfatiza.

Novidades

Nesta edição do simulado, a quantidade de questões inéditas é de cerca de 75% do total da prova. Os participantes que realizarem a avaliação pelo aplicativo Android poderão visualizar um ranking que mostra o posicionamento da nota do aluno frente aos outros candidatos que escolheram o mesmo curso.  Para auxiliar os alunos na preparação para o Enem, o MEC disponibiliza às escolas os relatórios de desempenho dos estudantes que fizeram os simulados, permitindo a elaboração de aulas com enfoque nos resultados obtidos.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorRomaria do Bonfim foi uma das mais seguras dos últimos tempos, aponta dados da PM
Próximo artigoEm Pau D’Arco, três são presos e PM recupera objetos furtados