Representantes de servidores públicos estaduais em greve se reuniram na manhã desta quarta-feira, 10, na Assembleia Legislativa e pediram apoio dos parlamentares para reivindicações como o pagamento de progressões e data-base atrasados. Eles solicitaram a formação de uma comissão composta por sindicalistas e deputados para negociar com o Governo do Estado.

Desanimado com as negativas do Governo, o deputado Wanderlei Barbosa (SD) disse que o Executivo não tem dado retorno a qualquer solicitação, o que deixa o parlamentar sem possibilidade de ajudar os servidores que o procuram. “O governador fechou as portas para qualquer diálogo, mas terá que tomar alguma atitude porque se a greve continuar, ele e todo o Estado serão prejudicados”, disse Wanderlei.

Na reunião, os grevistas explicaram que não tiveram outra alternativa. “São muitos direitos acumulados ao longo dos anos e, sem a data-base, nossos salários ficaram congelados enquanto os impostos e a inflação aumentaram”, disse o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado (Sisepe), Cleiton Pinheiro.

Ao declarar apoio aos grevistas, o deputado Eduardo Siqueira (DEM) lamentou o fato do governador não priorizar os direitos do servidores públicos. “Sabemos que a arrecadação do Tocantins aumentou e também temos consciência das dívidas e contas do Estado, mas tudo é uma questão de prioridade. Os servidores precisam continuar a luta para que essa pauta seja, pelo menos, analisada pelo governador e sua equipe”, destacou Eduardo.

A líder do Governo, deputada Valderez Castelo Branco (PP), disse que apesar da arrecadação estadual aumentar os repasses federais foram reduzidos, o que, segundo ela, impossibilita o Governo de atender prontamente as reivindicações.

Ao final da reunião, o deputado Jorge Frederico (PSC) e a líder Valderez se comprometeram a conversar com o secretário de Governo, Lívio Luciano Carneiro, para buscar uma saída. “Vamos convidar o secretário para vir ao Parlamento prestar os esclarecimentos aos grevistas”, disse Jorge Frederico. Também participaram da reunião os deputados Zé Roberto (PT), Elenil da Penha (PMDB) e Cleiton Cardoso (PSL).

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAcusado de espancar gêmeos até a morte e tentar matar ex-namorada é preso
Próximo artigoMarcelo Miranda estaria fazendo lista para remover, cortar ponto e retirar cargo de servidores em greve