Romaria do Senhor do Bonfim
Romaria do Senhor do Bonfim

Sendo uma das mais famosas romarias do estado, a do Senhor do Bonfim, em Natividade, reuniu cerca de 60 mil pessoas durante os festejos e foi considerada uma das mais seguras dos últimos tempos. O evento aconteceu de 07 a 17/08, no povoado de Bonfim, a 278 quilômetros de Palmas.

Neste ano, Polícia Militar (PM) empregou 230 policiais e 18 viaturas para garantir a tranquilidade e segurança dos romeiros, um total de 3% a mais no efetivo. Foi registrada uma relevante queda nos índices de ocorrências de furtos e roubos, sendo de 25%, em comparação ao ano de 2015. Durante todos os dias de evento aconteceram um furto de celular, um caso de atropelamento, um roubo a transeunte e uma detenção por embriaguez, sendo ao todo apenas seis registros.

Entre as ações realizadas pela PM estiveram bloqueio e patrulhamento ostensivo na BR 010, no trajeto da romaria do Senhor do Bonfim à Natividade; abordagens de caráter educativo, informativo e repressivo a veículos e transeuntes, no intuito de garantir a segurança dos romeiros que percorrem a pé o trecho da referida rodovia; intensificação do patrulhamento no Povoado do Senhor do Bonfim, com o intuito evitar delitos e aumentar a segurança; patrulhamento reforçado na praia do rio Manoel Alves, local de grande aglomeração de pessoas, sobretudo no período vespertino, dentre outras ações constantes no planejamento da PM para o festejo.

Segundo o Comandante Geral da PM, coronel Glauber de Oliveira Santos, os resultados foram positivos e demonstram a eficácia das ações e o excelente desempenho da Polícia Militar em planejar e executar operações em segurança para os grandes eventos do Tocantins. “O baixo número de ocorrências num contexto de grande número de pessoas, como é o caso da Romaria do Senhor do Bonfim, que num ato religioso chegou a reunir 35 mil pessoas ao mesmo tempo, reflete que a Polícia Militar está preparada e continua atuando com toda a competência sob quaisquer situações”, ressaltou o Comandante.

 

Compartilhar

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: jornalismo@nortedotocantins.com.br que iremos analisar.